Consumir três porções diárias de cereais integrais pode ajudar as pessoas a viverem mais, revela estudo publicado pela Associação Americana do Coração. Nele, pesquisadores da Universidade Harvard observaram que o risco de morte em geral caiu cerca de 20%, incluindo uma diminuição de 25% no risco de morte por doença cardíaca e de 14% no risco de morte associada ao câncer.

Mesmo uma única porção de cereais integrais por dia (28 gramas) equivalente a uma fatia de pão ou meia xícara de arroz cozido reduz o risco geral de morte em geral em 5%. Ricos em fibras, antioxidantes e sais minerais, eles têm mostrado efeitos benéficos sobre a saúde humana, incluindo a maior perda de peso, a sensibilidade à insulina e a inibição da inflamação sistêmica.

Na pesquisa que combinou resultados de 12 estudos publicados entre 1970 e 2010 nos Estados Unidos, no Reino Unido e nos países escandinavos e em outros resultados não publicados do National Health and Nutrition Examination Survey de 1999 a 2004 foram analisados hábitos alimentares de 786.076 homens e mulheres, comparando aqueles que comiam cereais com os que não comiam.

"Esses resultados apoiam ainda mais as orientações alimentares atuais, que recomendam o consumo de pelo menos três porções diárias de cereais integrais para melhorar a saúde a longo prazo e evitar a morte prematura", disse Qi Sun, professor-assistente no Departamento de Nutrição de Harvard e autor sênior do estudo.

Compartilhe com seus amigos