A conservação de alimentos feita de forma adequada pode ajudar a preservar sua saúde e evitar desperdícios desnecessários, poupando seu bolso também. A ingestão de um alimento estragado ou deteriorado pode provocar diversas doenças, e a melhor forma de prevenir isso é armazenando-o nos lugares corretos e observando sua data de validade. 

De acordo com especialistas, é imprescindível pensar na alimentação familiar se deseja economizar ao fim do mês, especialmente com a alta nos preços do mercado. Desde o começo do ano, os alimentos estão mais caros do que o esperado pelo consumidor, e a previsão é a de que continuem a encarecer.

Em função das alterações climáticas e da crise hídrica, agricultores estão enfrentando dificuldade no campo, acarretando na diminuição de produtos disponíveis nas prateleiras do mercado, assim como no acréscimo de seu valor. Além disso, a estimativa de inflação para este ano sofreu uma revisão, passando de 6,7% para 7%. E tudo isso impacta no bolso do consumidor.

Entre os alimentos que estão em alta nos preços, se encontram: batata, tomate, banana, feijão, café e carne. Todos integrantes importantes do cardápio brasileiro. 

Então o que fazer para ter uma boa alimentação e se manter saudável, mas não acabar se endividando por causa disso?

Bem, existem algumas alternativas sugeridas por especialistas. Você pode buscar comprar apenas as frutas e os legumes da estação ou fazer a própria horta em casa. Também existem aplicativos de compras coletivas para ajudar pessoas com menor renda a fazer as compras do mês.

Hoje, vamos mostrar a você que, além de saber gastar bem o seu dinheiro e o que comprar, é fundamental cuidar e preservar o que já tem em casa. Assim, você evita comprar mais de que realmente precisa, evitando o impacto negativo no seu orçamento familiar ao fim do mês.

Afinal, gastar bem também significa não gastar além do necessário.

Então, para saber como manter seus alimentos conservados e saudáveis, confira nossas dicas logo abaixo.

Como fazer a conservação de alimentos em casa

De acordo com Luciana Sarmento, nutricionista no Espaço Stella Torreão, a conservação adequada preserva a comida e a sua matéria-prima. “Alguns alimentos devem ser guardados em geladeira ou freezer, pois as baixas temperaturas não permitem que os microrganismos se multipliquem”, afirma. “Outros podem ficar à temperatura ambiente que não estragam, principalmente aqueles que foram industrializados.”

“Para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem, é preciso prestar atenção nas condições de temperatura, de umidade e do local de armazenamento”, observa Luciana. Ela também afirma que é essencial ficar de olho na data de validade para que a comida seja ingerida no tempo ideal.

Alimentos não perecíveis

Alimentos não perecíveis, ou seja, que duram muito tempo, não precisam de refrigeração e podem ser armazenados em temperatura ambiente, em uma média de 25ºC. Eles também devem ficar guardados em ambientes arejados, limpos e livres de umidade. 

“O prazo de validade dos produtos deve ser observado com cuidado”, reforça a nutricionista. “Quanto mais perto do prazo de validade, mais rápido o alimento deverá ser consumido. Assim, você consegue evitar prejuízos”.

Confira alguns exemplos de alimentos não perecíveis e que não precisam de refrigeração:

  • Cereais (como arroz, milho e aveia);

  • Grãos (como feijão, lentilha e ervilha);

  • Farinhas;

  • Biscoitos;

  • Produtos desidratados, enlatados ou embalados em vidro;

  • Óleos;

  • Açúcares;

  • Leite em pó.

Hortaliças e frutas

“Raízes, frutas e tubérculos que não estiverem maduros devem ser guardados em locais secos e livres de insetos”, explica Luciana. “Frutas e legumes não podem ser expostas ao sol e precisam ficar em locais frescos ou secos”. Elas também podem ser mantidas na geladeira, pois assim evitam o ressecamento e não apodrecem com facilidade. Já a temperatura ideal de refrigeração depende de cada alimento.

Como frutas e verduras perdem o valor nutritivo com facilidade, a nutricionista mostra o que deve ser feito para aproveitar os nutrientes desses alimentos ao máximo:

  • Consumi-las quando ainda estiverem frescas, pois elas perdem nutrientes com o tempo;

  • Preferir produtos da estação, pois são mais econômicos e conservam mais nutrientes;

  • Dar preferência ao consumo de frutas e verduras inteiras ou em pedaço, pois elas perdem vitaminas quando são batidas no liquidificador;

  • Prepará-las no vapor (de preferência) ou cozinhá-las com a panela tampada;

  • Evitar substâncias que realçam a cor dos vegetais (como bicarbonato de sódio), pois elas provocam a perda de vitaminas e minerais;

  • Não cozinhar em temperaturas altas ou por muito tempo.

Produtos embalados

Além do prazo de validade, Luciana recomenda verificar outras informações importantes disponíveis nas embalagens, como ingredientes utilizados, composição nutricional, modo de conservação e de preparo. “A embalagem precisa estar perfeita”, comenta. “Não pode estar estufada, enferrujada, amassada ou rasgada. O produto não deve estar com a cor, o cheiro ou a consistência alterados”.

Ela também aconselha checar se o local de armazenamento está em boas condições, se as prateleiras estão limpas e se os refrigeradores estão ligados e com a temperatura adequada. Outra dica é só comprar produtos de origem animal que tenham o selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura.

“Se houver qualquer dúvida sobre o uso e a conservação do produto, consulte o serviço de orientação ao cliente do local de venda”, sugere a nutricionista.

conservação de alimentos

Crédito: Pixel-Shot/shutterstock

Como usar sua geladeira corretamente para a conservação de alimentos

“Os produtos que precisam de refrigeração são aqueles que estragam mais facilmente e não podem ficar armazenados por muito tempo”, explica Luciana. Ela recomenda atenção à temperatura de refrigeração e à quantidade de alimentos estocados. “É importante que a geladeira não esteja com excesso de produtos, pois isso pode afetar sua capacidade de resfriamento, prejudicando a conservação de alimentos e causando perdas”.

A temperatura ideal para cada alimento

De acordo com Luciana, o armazenamento pode ser feito sob três condições de temperatura, sempre considerando as recomendações dos fabricantes ou o grau de perecibilidade do alimento.

Armazenamento sob congelamento, quando os alimentos são armazenados em temperatura de 0ºC ou menos. É a temperatura ideal de congeladores e freezers domésticos.

Armazenamento sob refrigeração, quando os alimentos são armazenados em temperatura de 0ºC a 5ºC. É a temperatura ideal para geladeiras.

Estoque seco, quando os alimentos são armazenados em temperatura ambiente. Neste caso, é importante que o local de armazenamento seja bem ventilado, com boa iluminação e não muito quente, com a temperatura variando de 25ºC a 30ºC.

Alimentos que devem ser guardados na geladeira ou no congelador

Ovos, leite, queijo, manteiga, margarina, embutidos (como presunto, salsicha e linguiça) e alguns tipos de vegetais devem ser conservados na geladeira. As carnes podem ficar na geladeira se forem usadas no mesmo dia, caso contrário devem permanecer no congelador. Luciana reforça que aves, pescados, hortaliças e carnes não devem ser congelados novamente se já tiverem sido descongelados.

Ela afirma também que, ao contrário do que muitos afirmam, comidas quentes também podem ser guardadas na geladeira. “Recomenda-se esperar sair a fumaça e, então, tampar o recipiente onde está guardado o alimento e levá-lo à refrigeração ou ao congelamento. Não precisa esperar que o alimento fique totalmente frio para guardá-lo na geladeira.”

Como organizar a sua geladeira

Carne, leite e derivados devem ser alocados nas prateleiras mais altas da geladeira, onde geralmente é mais frio. Já os alimentos crus podem contaminar aqueles que já estiverem cozidos ou preparados caso estejam na na mesma prateleira, por isso Luciana recomenda separá-los.

Ela também afirma que toda a comida deve ficar sempre em recipientes bem fechados e que o refrigerador deve ser mantido limpo. “E atenção: nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou toalhas, pois isso dificulta a circulação do ar frio, prejudicando o bom funcionamento do aparelho”, comenta a nutricionista.

E para ajudar você a gastar bem e na conservação de alimentos, preparamos uma planilha para anotar todos os seus gastos e controlar o dinheiro que entra e que sai. 

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Aumento de preços vai pesar no bolso dos consumidores; veja quais alimentos ficarão mais caros

Apps de compras coletivas estão salvando famílias na crise

Cardápio saudável sem gastar muito é possível: veja algumas dicas

Preço da carne está alto e deve aumentar ainda mais; entenda motivos

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: