Muitos são os benefícios da pipoca, mas até hoje pouco se sabe sobre sua origem. Acredita-se que ela tenha surgido há mais de mil anos aqui pelas Américas. Quando os navegantes europeus por essas terras chegaram, já descreveram a pipoca, até então desconhecida por eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para os cabelos.

Arqueólogos encontraram sementes de milho no Peru e nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos, que já conheciam os benefícios da pipoca.

Hoje, o alimento é apreciado em todas as partes do mundo. Não apenas por seu sabor, mas por suas qualidades medicinais apontadas em diversas pesquisas. Estudos mostram que o alimento é rico em fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas do Complexo B, manganês e magnésio. Pesquisas mais recentes já mostram que a pipoca pode conter mais antioxidante do que se imaginou até então e ser mais eficiente ao sistema imunológico do que muitas frutas e hortaliças.

O problema está na criatividade na hora do preparo; e o pecado, na gula. A adição exagerada de sal, manteiga ou margarina, conservantes industrializados, coberturas ou outros aromatizantes tem anulado os benefícios da pipoca. Mas se preparada de maneira correta, apenas com o calor da panela, sem óleo vegetal ou azeite, podem atuar no combate aos radicais livres.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre este alimento:

Pipoca emagrece?

Por ser um cereal integral natural, está associada ao auxílio no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. A pipoca também possui grande quantidade de fibras, por isso, tende a melhorar o funcionamento do intestino, tanto na regularidade de seu funcionamento quanto na consistência e na formação do bolo fecal, provocando uma sensação de saciedade.

Ajuda na prevenção de doenças?

Suas altas doses de polifenóis e antioxidantes protegem as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. A pipoca também desacelera o envelhecimento e previne doenças degenerativas como o câncer e o diabetes. Também ajuda no controle dos índices de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, retardando o processo de esvaziamento gástrico. Por conter zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, previne também a catarata e degeneração macular.

Pipoca de panela ou de micro-ondas?

Além de extremamente calóricas, as pipocas de micro-ondas possuem altas doses de conservantes e sódio. O melhor é optar pelo jeito tradicional de preparo.

Comer pipoca todos os dias faz mal?

Tudo demais faz mal. Você pode consumir até 20g de pipoca todos os dias, totalmente livre de seus complementos, como bacon, sal, óleo vegetal, margarina. Mas também não precisa ser tão radical. O segredo é colocar um fiozinho de óleo na hora de estourar.

Dietas a base de pipoca funcionam?

Há quem acredite que trocar uma refeição noturna por uma porção de pipoca ajuda no emagrecimento. Porém, nada foi provado. O mais indicado é que a dieta seja balanceada em todos os nutrientes para manter uma perda de peso saudável.

Ainda assim, suas fibras prolongam a sensação de saciedade e as poucas calorias deixam o lanche mais equilibrado, o que pode ajudar na perda de peso. Mas é importante que o preparo seja feito de maneira saudável, sem manteiga, óleo, margarina...

Pipoca é digestiva?

O milho é rico em fibras que ajudam no bom funcionamento dos intestinos. Também ajudam na produção de sucos digestivos.

Receita de pipoca salgada sem óleo

4 colheres de sopa com milho para pipoca;

4 colheres de sopa com água;

1 colher de chá com sal.

Modo de preparo:

  1. Junte todos os ingredientes em um pote de vidro e misture bem;
  2. Utilize um plástico filme para fechar o pote;
  3. Faça furinhos no plástico com um palito de dentes ou com um garfo;
  4. Leve ao micro-ondas por 4 minutos ou até estourar tudo.

Receita de pipoca doce sem óleo

½ xícara de chá com milho para pipoca;

½ xícara de chá com água;

1 colher de sopa com cacau.

Modo de preparo:

  1. Misture a água, o milho e o cacau em um recipiente refratário;
  2. Se preferir, pode adicionar um pouco de mel ou adoçante;
  3. Cubra com plástico filme;
  4. Faça furinhos no plástico com palito ou garfo;
  5. Leve ao micro-ondas por 10 minutos ou até estourar todas as pipocas.
Compartilhe com seus amigos