A dica deste mês vai ser rápida, porém altamente valiosa. São duas dicas, na verdade, e vão para as pessoas (a maioria de nós, na verdade) que sentem uma vontade absurda de comer doces após as refeições ou no meio da tarde. E se houvesse uma forma de equilibrar esse desejo?

Um nutriente pode ser um grande aliado nesses casos: o cromo, um mineral que, quando em equilíbrio no nosso organismo, regula a quantidade de açúcar no sangue, evitando picos de insulina e beneficiando quem quer perder peso, mais ainda quem tem diabetes ou síndrome metabólica. Além de ser um ótimo antioxidante.

Levedura de cerveja, pimenta malagueta, batata, gérmen de trigo, maçã, banana e cenoura são algumas das fontes de cromo. E sua absorção pode ser potencializada quando consumido junto a alimentos ricos em Vitamina C, como laranja, acerola, limão, brócolis e couve-flor.

Na contra-mão, o estresse emocional pode provocar a eliminação de cromo do organismo por meio da urina. A ingestão de muitos alimentos ricos em açúcar refinado e o uso frequente de antiácidos também prejudicam sua absorção.

Grande parte das pessoas que "desejam" comer doces após as refeições podem estar com deficiência de cromo e/ou também de Vitamina B12 no organismo. Às vezes, uma simples suplementação pode eliminar esse desejo incontrolável, o que também ajudará a perder peso, pois você não terá mais aquela necessidade de comer "porcarias" na sobremesa. Esses suplementos podem ser adquiridos em qualquer loja especializada, pois não apresentam contraindicação, nem precisam de receita médica. Mas o ideal é que isso seja feito com acompanhamento de um médico, que irá solicitar um exame de sangue para medir os níveis de cromo e de Vitamina B12 no seu organismo. Um profissional qualificado poderá identificar se realmente existe deficiência dessas substâncias e indicar a dosagem ideal para você.

Outra dica valiosa: escovar os dentes após as refeições elimina 40% da vontade de comer doces. Porém, é válido lembrar que é preciso esperar de 15 a 20 minutos antes de iniciar a escovação para que o pH da boca se estabilize. Alguns alimentos, como batatas-fritas, sucos cítricos, bebidas gasosas e alcoólicas são bem ácidos e atacam o esmalte do dente, causando a perda de cálcio e tornando-os menos rígido.

Compartilhe com seus amigos