Os benefícios da canela já suscitavam interesse e curiosidade nos povos antigos, que viajavam o mundo em busca da especiaria. Originária do antigo Ceilão (atual Sri Lanka), a canela era tão preciosa que chegou a ser considerada um presente digno de reis.

Podia ser usada como moeda de troca para pagar serviços, impostos, dívidas, acordos, obrigações religiosas e até mesmo servir de dote, herança ou reserva de capital. Entre os séculos XIV e XVI, era tão preciosa quanto ouro.

Mesmo que hoje seja considerada um condimento bem acessível e até mesmo comum, a canela continua enriquecendo pratos e receitas em todo o mundo. O seu valor não vem apenas do sabor e do aroma, mas também do bem-estar que proporciona a quem a consome. 


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


“A canela possui muitas propriedades benéficas à saúde. Entre elas, podemos mencionar sua atividade antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e de controle da glicemia”, conta Bianca Bayer, health coach da Clínica Michelle Freitas. É também uma excelente aliada para quem deseja viver mais e melhor.

Benefícios da canela

A canela é um alimento versátil e pode ser usada de várias formas na hora das refeições. Como outras especiarias, é normalmente utilizada para agregar sabor e aroma às receitas. “Ela pode ser consumida na forma de chá, saborizante de bebidas, em cima das frutas ou em preparações mais elaboradas, como bolos e pães”, comenta Bianca.

Confira abaixo os motivos pelos quais você não deve deixar a canela de fora da sua dieta.

Tem propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias

O óleo essencial extraído da canela é efetivo contra a bactéria Escherichia coli e, por causa disso, é responsável pela diminuição de toxinas produzidas no corpo. Isso, por sua vez, provoca diversas melhorias: reduz a fadiga e combate o ganho de peso repentino, o mau hálito, a constipação e as reações cutâneas.

A canela também é rica em antioxidantes, como os polifenóis, que protegem as células saudáveis do organismo contra os danos oxidativos provocados por radicais livres. Quando esses danos são constantes e intensos, pode ocorrer o desenvolvimento de doenças crônicas, como a aterosclerose, a obesidade, o diabetes, a hipertensão, alguns tipos de câncer e até mesmo doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Os antioxidantes da canela também possuem propriedades anti-inflamatórias e contribuem no combate a inflamações e no fortalecimento do organismo contra doenças, como resfriados, gripes, viroses, artrites e até mesmo tuberculose.

Acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer

O cinamaldeído, também conhecido como ácido cinâmico, é um óleo essencial que dá sabor e odor à canela e é responsável por ajudar a acelerar o metabolismo. É um elemento que estimula a termogênese, processo metabólico do corpo que queima calorias rapidamente a fim de produzir calor corporal, ocasionando o emagrecimento. 

Melhora a digestão

A canela atua como um digestivo natural, auxiliando na digestão de alimentos, que passam a ser melhor aproveitados pelo organismo. Graças à especiaria, é possível extrair mais nutrientes da comida sem precisar comer mais para isso. Ela também provoca o aumento do metabolismo do açúcar, ajudando a reduzir a absorção de gordura pelo organismo.

Além disso, a canela contribui para a melhoria de transtornos digestivos (como gases), problemas espasmódicos e diarreia. Quando aliada ao mel, que é rico em enzimas digestivas, se transforma no melhor remédio contra a má digestão.

É um aliado contra o diabetes

Uma das principais causas do diabetes tipo 2 é o estilo de vida não saudável. Se uma pessoa não se alimenta bem e consome alimentos com muito açúcar, pode estar no caminho do diabetes. A canela, então, se torna seu aliado, pois reduz o nível de glicose que entra na corrente sanguínea após uma refeição. Alguns estudos apontam que esse condimento pode provocar uma redução de 10 a 29% nos níveis de açúcar no sangue quando consumido em jejum.

Pesquisas também indicam que a canela pode reduzir drasticamente a resistência à insulina, dessa forma ajudando na prevenção do diabetes tipo 2. Assim, a especiaria contribui para que a insulina continue fazendo seu trabalho, ou seja, regulando o metabolismo e gerando energia para o organismo através da captura de glicose.

Reduz os riscos de doenças cardíacas

Além de diminuir os riscos de diabetes, o consumo de canela é associado com a prevenção de outras doenças, como as cardíacas. Alguns estudos mostram que o condimento pode abaixar os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídios por causa dos seus antioxidantes. Ele também contribui para o aumento do HDL (conhecido como colesterol “bom”) e a redução da pressão arterial.

É afrodisíaco

A canela é um excelente ingrediente para ser usado em um jantar romântico e melhorar o relacionamento íntimo. Além do aroma agradável e de acalmar os nervos, a especiaria também ajuda a aguçar os sentidos e a aumentar o prazer e o desejo sexual.

Cuidados com o consumo da canela

Apesar de todos esses benefícios, é importante ficar de olho na quantidade de canela ingerida por dia. Bianca alerta que é recomendável comer entre duas e três colheres pequenas por dia, e nada mais. Quando comprar o alimento, dar preferência à canela em pó e adquirir apenas marcas confiáveis.

A médica também afirma que o condimento não é indicado para todas as pessoas. “Gestantes ou mulheres que querem engravidar devem evitar seu consumo. Hipertensos devem procurar o acompanhamento de um nutricionista para consumi-lo sob indicação”, explica.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: