Uma pesquisa publicada recentemente na Biblioteca Virtual em Saúde estima que 20% da população mundial sofra de constipação. Também conhecido como prisão de ventre, o problema pode ser causado por vários motivos, desde uma má alimentação até problemas mais sérios. Qualquer que seja a causa, o mais indicado é consultar um médico e manter, diariamente, uma dieta rica em alimentos que soltam o intestino.

Nas palavras da nutricionista Cátia Buscatti, a constipação é uma redução na frequência das evacuações, associada a uma dificuldade de evacuar, e suas principais causas são o baixo consumo de alimentos ricos em fibras e de líquidos, especialmente água.

“O funcionamento inadequado do intestino pode levar a problemas de saúde bem sérios. O mais comum é a hemorroida, principalmente por causa das fezes bem endurecidas. Também podem aparecer tumores no reto”, explica a nutricionista. Outros fatores, como idade avançada, gestação, obesidade e até falta de exercícios físicos, além do uso abusivo de laxantes, também podem contribuir para que a constipação intestinal se agrave ainda mais.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Considerado pelos médicos como um órgão muito inteligente, o intestino possui a importante função de absorver vitaminas, sais minerais, proteínas e todos os outros nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo. À medida que suas funções ficam comprometidas, os prejuízos à absorção de nutrientes podem ser grandes.

Segundo Cátia, o consumo de fibras recomendado diariamente a um adulto saudável é de 25 a 35 gramas. Porém, a alimentação industrializada e ultraprocessada que nós temos nos dias de hoje diminui a disponibilidade de fibras para o nosso organismo. “As pessoas não descascam mais tantos alimentos, preferem abrir embalagens, e isso faz com que se tornem menos saudáveis e adoeçam com muito mais frequência os seus intestinos”, alerta a médica.

Veja abaixo uma lista de alimentos que soltam o intestino

Feijão

Cada porção contém mais de 10 gramas de fibra, que é importante para o bom funcionamento do intestino por aumentar o bolo fecal (fibras insolúveis) e contribuir para a captação de água (fibras solúveis), acelerando o trânsito intestinal e a frequência de evacuações.

Kiwi

A fruta contém 2,5 gramas de fibra e é rica em vitaminas e nutrientes para o bom funcionamento do intestino. Um estudo feito no Taiwan provou que a inclusão de dois kiwis por dia na dieta aumenta consideravelmente a frequência de evacuação em adultos com constipação.

Batata-doce

A melhor forma de consumir é com casca, pois uma batata-doce possui, em média, 3,8 gramas de fibra, presente, principalmente, em sua cobertura. Além de ser uma grande aliada da boa forma, graças a seu alto índice glicêmico.

Pipoca

Além de gostosa, a pipoca é uma opção de lanche muito saudável: 3 xícaras contêm cerca de 3,5 gramas de fibras. Mas evite o excesso de sal e de manteiga.

Mix de Nuts

Além de serem ricas em fibras, nozes, amêndoas e castanhas possuem a chamada gordura boa que, junto com as fibras, também colaboram para o bom funcionamento do intestino.

Pão integral

Além da alta quantidade de fibras, graças aos ingredientes em sua forma integral, eles costumam vir com castanhas e grãos cheio de benefícios para o regulamento do intestino.

Alimentos que soltam o intestino

Crédito: Ignacio22 / Shutterstock

Frutas vermelhas

Frutas como amora, framboesa e mirtilo contêm 4 gramas de fibras em apenas meia xícara. Inclua em sucos, saladas e iogurtes para lanchar de forma saudável e funcional. O resultado é uma delícia!

Pera

Ela tem cerca de 5 a 6 gramas de fibra e pouquíssimas calorias. Mas, para conseguir os benefícios, é preciso consumi-la com a casca. Por isso, lave bem os alimentos logo que chegar do mercado.

Brócolis

Ele é considerado um dos melhores alimentos para se incluir na dieta. Meia xícara de brócolis contém cerca de 3 gramas de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e ainda é rico em vitamina C e antioxidantes – ótimos aliados para a pele!

Ameixa-preta

É o ingrediente número um da maioria dos medicamentos naturais para constipação. Além de serem ricas em fibras insolúveis, elas contêm um laxante natural, chamado de sorbitol, que dá uma ajuda e tanto no funcionamento do intestino.

Mamão

Delicioso, saudável e docinho, o mamão pode ser consumido logo na primeira refeição do dia, no café da manhã. Essa fruta pode vir a ser sua grande amiga por conter a papaína, enzima que auxilia na digestão das proteínas, tornando a absorção de nutrientes mais eficaz e, portanto, melhorando o fluxo intestinal e te livrando da sensação de intestino preso. Aposte também em frutas como pera, abacate e abacaxi.

Linhaça

Rica em fibras dietéticas, ajuda a perder peso, reduzir o colesterol e prevenir a prisão de ventre. Sua semente pode ser uma grande aliada tanto na manutenção da saúde do intestino quanto no processo de queima de gordura e emagrecimento, além de ser um importante anticancerígeno.

Banana

A banana verde ajuda a normalizar o funcionamento e a saúde do intestino.

Experimente essa deliciosa receita feita com a polpa de banana verde

  1. Coloque 10 bananas bem verdes com casca em uma panela de pressão com água o suficiente para cobri-las;
  2. Deixe na pressão por 15 minutos (contar após o começo da pressão);
  3. Após terminar o cozimento, passe imediatamente no processador sem a casca. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
  4. Processe até obter uma pasta bem espessa;
  5. Essa polpa pode ser guardada por cinco dias na geladeira ou de 3 a 4 meses no congelador.
  6. Acrescente a polpa em sucos, vitaminas, sopas e preparo de massas, bolos e diversas receitas.
Compartilhe com seus amigos