O município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, é reconhecido internacionalmente como a Terra da Longevidade. Foi o primeiro município brasileiro a receber o título de Cidade Amiga do Idoso pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em um trabalho conjunto com o ILC Brasil (Centro Internacional de Longevidade). Já trilhando o caminho da “Cidade Para Todas as Idades”, está cumprindo um ambicioso plano de ação que atenderá, sob todos os aspectos, a população 60+ residente ou visitante.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, a capacitação e o treinamento do comércio, turismo e serviços tem o objetivo expandir as ações do “aging in place” para o que batizei de AGING IN MARKET e que aplicamos nos clientes da SeniorLab. A população 60+ que deseja viver cada vez mais tempo e de forma independente nos seus lares precisa de um “mercado” de produtos e serviços que os entenda e atenda. Por isso, estamos muito orgulhosos em poder expandir nossa metodologia para um ambiente tão maduro e receptivo como o programa “Cidade para Todas as Idades” em Veranópolis.

Juntamente com experientes profissionais e pesquisadores sobre o amplo tema, apresentei nos treinamentos e resumidamente no livro, os vários aspectos impactados pela visão do Aging in Market no design de serviços ou utilizando uma linguagem de mercado - a Customer eXperience 60+ e o próprio Marketing 60+ que apresenta os ajustes finos necessários e que não aprendemos na nossa formação acadêmica. Tema muito solicitado nas palestras que realizo.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


 A Prefeitura de Veranópolis, através das Secretarias de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Econômico, e de uma parceria com o IGES (Instituto Gaúcho de Educação Superior), organizou os conteúdos sob a curadoria de Lilian Zieger; da secretária de Turismo, Diana Alessio Tomiello; e de Gisele Martins da Cunha, também da Secretaria de Turismo. As palestras e aprendizados foram consolidadas em capítulos organizados por cada participante:

Martin Henkel, fundador da SeniorLab – Serviços, Vendas e Marketing 60+; Antônio Henrique Chiaradia – Veranópolis Turismo; Adriane Maria Parise – Projeto Veranópolis Cidade para todas as idades; Gisele Martins da Cunha e Cristiano Valduga dal Pai – Turismo, Hospitalidade e Desenvolvimento Econômico; MD. MSc. Berenice Maria Werle – Cuidados e Limitações do Idoso: Cuidados para um Melhor Atendimento no Comércio; Lilian Zieger – Autonomia como Fator de Qualidade de Vida no Envelhecimento Humano: Atendimento ao Cliente com Empatia e Respeito; e Maria Angelica Paiva – Atendimento ao Idoso: Relações Intergeracionais e Aprendizagens.

Esperamos que o livro contribua para ampliar a visão a respeito do grupo de consumo que mais cresce no país e que, pela sua história e meritocracia, mais merece este cuidado e atenção. Para finalizar, repito minha frase: “Entenda, Atenda e Encante os 60+”.

Baixe a versão eletrônica gratuitamente clicando aqui e compartilhe com seus amigos.

Compartilhe com seus amigos