Aquela viagem ao exterior sonhada há tanto tempo e marcada para este ano não precisa ser cancelada devido às instabilidades política e econômica. Com planejamento, é possível organizar as férias e evitar sustos financeiros.

Para começar, faça os orçamentos de praxe para os destinos que têm interesse, incluindo na pesquisa passagens, hospedagem, traslados, passeios, refeições e uma reserva para as compras.

Com a alta do dólar, algumas agências de turismo congelaram o valor da moeda americana e essa pode ser a diferença na hora de fechar um pacote.

Calculado o valor necessário, é hora de o futuro viajante conferir se tem os recursos disponíveis. “Caso tenha, faça o fechamento dos pacotes. A volatidade do câmbio está muito alta, não se pode arriscar esperar pelo ‘melhor momento’ sob o risco de perder a viagem”, afirma Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest e fundador da Academia do Dinheiro.

Se não tiver o dinheiro necessário, continue a poupar até atingir o valor e para isso considere os fundos de renda fixa. Passagem e hospedagem podem ficar por último na lista de prioridades de pagamento.

“Quanto à moeda estrangeira, leve ao menos 10% do total em espécie e o restante em um cartão pré-pago”, diz Calil.

Apesar de termos visto momentos de queda do dólar como os ocorridos no início de março, o especialista observa que a expectativa é de alta para a moeda no decorrer do ano.

Assim, vale lembrar que, a cada troca de moeda, incidirão taxas fixas, que, segundo Calil, podem pesar até 1,5% sobre o valor total. A dica para economizar é fazer poucas compras, além de fazer cotações de câmbio em mais de uma corretora e banco.
“A viagem de seus sonhos não pode correr riscos, mas procure não se endividar com ela”, aconselha o especialista.

Compartilhe com seus amigos