Gosta de aventura? Então não perca as exposições sobre o navegador Amyr Klink e o aviador Santos Dumont. Poesia? Veja como Clarice Lispector inspirou uma série de artistas. Consegue imaginar clássicos como “O Pensador”, de Rodin, “O Grito”, de Edvard Munch, e “O Beijo”, de Gustav Klimt, feitos de bloquinhos de montar? E, por fim, qual seria sua reação ao hiper-realismo das esculturas da australiana Patricia Piccinini? Confira a seleção de exposições (quase) de graça em São Paulo, Rio e Belo Horizonte:

SÃO PAULO

exposições Registro de Amyr Klink caminhando na Antártica, em 2010; Crédito: Rogerio Tomazela

Amyr Klink – "O Tempo de Amyr Klink" traz um olhar apurado sobre a trajetória de um dos um dos mais originais e corajosos navegadores do mundo, com registros do recém-lançado livro "Não Há Tempo a Perder", depoimento autobiográfico concedido à jornalista Isa Pessoa. E outras fotos inéditas selecionadas especialmente para mostrar os longos caminhos que ele já percorreu. Em exibição até o dia 15 de janeiro, no Foyer do Auditório MIS, das 11h às 20h. Grátis. Avenida Europa, 158, Jardim Europa, tel. (11) 2117-4777.

exposições Santos Dumont em um dos dirigíveis; Crédito: Iara Venanzi/Itaú Cultural

Santos Dumont - Ao entrar no hangar, o visitante faz o check-in, respondendo a três perguntas sobre o pai da aviação. Depois, recebe um cartão de embarque para uma mostra que apresenta 600 peças que revelam detalhes não somente dos projetos e de sua maior invenção, o 14 Bis, que ganha uma réplica em tamanho real do aeroplano, mas também de sua personalidade. De terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h, no Itaú Cultural. Grátis, até 29 de janeiro. Avenida Paulista, 149, Centro, tel. (11) 2168-1777.

RIO DE JANEIRO

exposição “O Salto II”; Crédito: Katia Wille

Clarice Lispector – Os espaços de artes contemporânea do Museu da República estão ocupados, até o dia 10 de março, por obras inspiradas pela poesia de Clarice Lispector (1920-1977). Aquarelas, pinturas acrílicas, fotografia e fotomontagens, além da performance do grupo Aluga-se, compõem “Somos Todos Clarice”, que fica em cartaz até 10 de março. Grátis. Visitação de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h; Rua do Catete, 153, Catete, tel. (21) 2127-0324.

exposições Exposição já atraiu mais de 2 milhões de pessoas em 4 continentes; Crédito: Divulgação

Lego – Com 1 milhão de bloquinhos de montar, o artista Nathan Sawaya recriou os clássicos “O Pensador”, de Rodin, “O Grito”, de Edvard Munch, e “O Beijo”, de Gustav Klimt, além de erguer um Buda gigante e um esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento. “Art of the Brick” tem no total 80 obras, instaladas no Museu Histórico Nacional. R$ 20 e R$ 10 (meia), com ingressos vendidos pela internet, fica em cartaz só até o dia 15/1, das 10h às 17h30. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, (21) 3299-0311/3299-0300.

http://expo-theartofthebrick.com.br/

BELO HORIZONTE

exposições O Tão Esperado”, de Patrícia Piccinini; Crédito: Divulgação

ComCiência - Criaturas desconhecidas, porém próximas à nossa realidade, provocam reações que vão da repulsa à sedução. As esculturas da artista australiana Patricia Piccinini caminham entre o hiper e o surrealismo para explorar a imaginação e provocar uma reflexão sobre como atividades do dia a dia que passam despercebidas afetam a nossa vida. Grátis, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 450, Centro, tel. (31) 3431-9400. Diariamente (exceto terças), das 9h às 20h. Só até dia 9 de janeiro.

Compartilhe com seus amigos