Imagine visitar um museu londrino ou francês, como a National Gallery ou o Louvre, sem gastar. Nada de passagem, hospedagem e alimentação fora de casa. Hoje, parte dos grandes museus já são museus virtuais, com acervo online e recursos cada vez mais atraentes: visualização em 360º, possibilidade de ampliar a imagem diversas vezes, clicar em instrumentos musicais do ambiente e ouvir seus sons.

As opções de museus virtuais não se restringem a sites estrangeiros. Há um número cada vez maior de museus brasileiros que têm expandido suas coleções para além dos muros. Conheça, a seguir, dez opções – três brasileiras e sete de outros países – que vão garantir boas horas de diversão.

Brasileiros

Museu Casa de Portinari

Você está na entrada, em frente ao portão principal do museu, que fica em Brodowski, no interior de São Paulo. De lá, em poucos cliques, é possível escolher o caminho e as salas da casa do artista plástico.

Idiomas: português, espanhol e inglês

Museu Imperial

Navegar pelas salas do museu, que tem o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, e com um clique ouvir música de instrumentos musicais presentes no caminho e detalhes como a coroa de D. Pedro 2º.

Idioma: português

Museu Virtual de Ouro Preto

O espaço traz um pouco de artes, religião e cidades coloniais. O ponto alto são as igrejas: é possível visitar o interior delas, clicar nos detalhes da catedral ou da capela, por exemplo, e conhecer a história de cada uma delas.

Idioma: português

Estrangeiros

Capela Sistina

Apresenta a visão em 360º da capela, que fica no Palácio Apostólico, no Vaticano. Há afrescos (que podem ser ampliados) de artistas como Botticelli, Signorelli, Ghirlandaio, além do teto pintado por Michelangelo.

Idioma: nenhum (não há texto)

Museu Internacional dos Espiões

Missões secretas, munição, roupas especiais, escolas de formação. No museu, que fica fisicamente em Washington, nos Estados Unidos, o mundo dos espiões americanos e de outros países é desvendado.

Idiomas: português, inglês, italiano, francês, espanhol e alemão

Museu do Louvre

Traz três áreas que podem ser visitadas virtualmente: a dos fossos medievais (o museu era originalmente um forte, que protegia Paris dos ataques pelo Rio Sena), a da Galeria de Apolo e a das antiguidades egípcias.

Idiomas: francês e inglês

Museu Virtual de Artes Japonesas

A proposta do museu é ir além das tradicionais, esculturas, pinturas e até ikebanas. O acervo online conta com a cerimônia do chá, caligrafia, artesanato, artes marciais e artes performáticas (como música e dança).

Idioma: inglês

Museu Virtual Egípcio

Prepare-se para uma coleção de múmias, estátuas, anéis, amuletos e vasos, que vêm sempre acompanhados de uma rica história e, eventualmente, de alguma bibliografia sobre o item ou o tema.

Idioma: inglês

Museu Virtual do Iraque

Traz um vídeo de apresentação e, a seguir, oito opções de entrada, entre sumérios, babilônios, assírios e islâmicos. Ao clicar em um, são apresentadas obras, com descrições, fotos e até vídeos.
Idiomas: italiano, inglês e árabe

The National Gallery 

Considerada uma das mais importantes galerias de arte do mundo, ela permite escolher salas a visitar. Quer ver quadros de Van Gogh e Cézanne? Ou pinturas de artistas espanhóis? Ou ainda Manet, Monet e impressionistas?

Idioma: inglês

Compartilhe com seus amigos