Música acalma, emociona, faz refletir e até companhia. E quem facilita o acesso a esse bem tão poderoso conquista muitos fãs. É o caso do Spotify, um serviço de streaming (transmissão) de canções.

“Deus me livre viver num mundo sem Spotify!”, brinca a veterinária aposentada Esther Bocato, 72 anos. Ela conta que não é muito fã de tecnologia, acha computador “uma chatice”, mas essa resistência diminuiu por conta de uma paixão.

“Sou movida a música, por isso me liguei tanto no aplicativo. Tive dificuldade no início. Agora mexo bem, é fácil e ele já entende os meus interesses, os meus ‘vícios’”, diz ela.

“Tenho um aparelho de som que toca até sete CDs. Eu precisava selecionar um por um. O Spotify é incomparável, e o aparelho ficou de lado. Dá para escolher músicas de CDs diferentes, de vários músicos. Fora que não quebra a caixinha, você não perde o CD... Acordo, passo o dia e durmo ouvindo música no celular”, revela.

Troca rápida de informações é ponto alto do  Twitter 

YouTube democratiza TV e facilita compartilhamento de vídeos 

Confira como encarar o Snapchat, o app que faz sucesso entre os jovens

O aplicativo é exatamente isso: um aparelho de som portátil que oferece mais de 30 milhões de músicas por meio do celular, do computador ou do tablet a mais de 100 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Com seus 40 milhões de assinantes, é o líder no serviço de streaming musical.

A plataforma conta com uma versão gratuita (em que são divulgadas propagandas) e com a premium, em que o assinante paga R$ 16,90 mensais e ganha benefícios como o de escapar dos anúncios e poder ouvir músicas mesmo sem estar conectado à internet.

Em qualquer que seja a versão, é possível montar as playlists, que são listas de suas músicas favoritas, e também ouvir sugestões indicadas pelo aplicativo ou acessar listas feitas por amigos.

Para a tratadora de imagens Maria Tereza de Souza, 51 anos, o ponto alto do Spotify são as playlists criadas pelo aplicativo. “Tem opção para todos os momentos: relaxar, acordar, ter um ótimo dia, correr…”

Spotify Maria Tereza de Souza, tratadora de imagens, treina para as corridas de rua ouvindo música no app; Crédito: Arquivo Pessoal

Fã de corridas de rua, ela ouve música principalmente nas provas, nos treinos e nas caminhadas de casa para o trabalho e vice-versa. “Uso a versão gratuita do aplicativo, no celular. O aplicativo é ótimo! Tem tudo o que você procura, é só saber explorar.”

Confira abaixo como usar o Spotify e incluir mais músicas no seu dia a dia.

Conta - Em seu computador, vá ao site do aplicativo (https://www.spotify.com/br/), escolha a versão de preferência (gratuita ou premium), cadastre sua conta e baixe o programa. Em seu celular, vá até a loja, baixe o aplicativo e preencha o cadastro.

Preferência - Depois de fazer o login, a tela inicial do aplicativo trará algumas sugestões automáticas. Com o uso, o Spotify vai aprendendo mais sobre você e seus gostos e passa a apresentar opções de acordo com o que você costuma ouvir.

Pesquisa - Clique em “buscar” e comece a navegar pelo acervo do aplicativo. Você pode procurar pelo nome do artista, pelo álbum ou pela música. O programa vai apresentar os resultados e aí é só clicar no que você preferir e apertar o “play”.

Siga aquele músico - Ao seguir o músico ou a banda, você será notificado sempre que houver alguma novidade sobre eles.

Playlist - Para criar uma lista com suas músicas preferidas, clique em “nova playlist” e dê um nome a ela. Vá em “navegar”, “buscar” e pesquise a música que quer incluir na lista. Selecione a música, clique no ícone de reticências e escolha “adicionar à playlist”. Clique sobre a playlist criada e pronto! Para incluir outras músicas, basta repetir os passos anteriores.

Favoritos - Achou aquela música perfeita, que só traz boas lembranças e quer ouvi-la mais vezes? Basta incluir na lista das favoritas. Para isso, vá até o ícone de reticências que aparece ao lado da música e clique em “salvar”. Quando quiser ouvir as favoritas, vá em “sua biblioteca”, clique em “músicas” e aperte o play.

Compartilhe com seus amigos