Quem nunca ficou com um ponto de interrogação na cabeça ao pesquisar pelo melhor plano de internet e deparar-se com a informação disparada pelo atendente da operadora: "Esse pacote dá direito a X mega de velocidade". Mas o que é mega?

O consumidor, em geral, tem mais familiaridade com tamanhos de arquivos, medidos em bytes, megabytes e gigabytes. Então, 10 mega por segundo de velocidade quer dizer que um arquivo de 10 megabytes será baixado em 1 segundo?

Não. Isso porque velocidades de transferência são medidas em bits por segundo, não em bytes. O bit é a unidade mais simples de armazenamento, enquanto o byte é o equivalente a 8 bits. Isso significa que um megabit é oito vezes menor do que um megabyte.

Colocando isso em números, o kilobyte vale 1.024 bytes (8.192 bits), e um kilobit equivale a 1.024 bits. A diferença se mantém no megabit: o megabyte corresponde a 1024 kilobytes (8.388.608 bits), e o megabit, a 1.024 kilobits (1.048.576 bits).

Mas, se isso é demais para a sua cabeça, o importante é saber que aquele arquivo de 10 megabytes em uma conexão de 10 mega por segundo não vai ser baixado em 1 segundo, e sim em 8 segundos supondo que o download aconteça na velocidade máxima do pacote.

A diferença pode não parecer grande, mas, se você gosta de assistir a vídeos e filmes, dependendo do plano escolhido, sua paciência será testada ao limite. Um arquivo em alta qualidade pode demorar horas para ser baixado.

Por isso, ao pesquisar o preço do melhor plano de internet para a sua casa, "é muito importante escolher a velocidade correta e verificar se a franquia de uso é suficiente para o consumo mensal", ensina Jonas Justo, do site Melhor Escolha.

"Para verificar seu consumo mensal de internet, basta acessar a área de cliente no site da sua operadora e procurar pelo dado. Operadoras que estabelecem franquia possuem tal informação disponível", ensina.

Vale lembrar ainda que, no dia 18 de abril, a Anatel tomou a decisão cautelar de impedir temporariamente as operadoras de internet fixa de reduzir a velocidade ou suspender a prestação do serviço de banda larga após o término da franquia prevista.

"Essa decisão é válida por 90 dias, prazo que a operadoras têm para comprovar que disponibilizam aos clientes ferramentas adequadas para acompanhamento da utilização da franquia de dados", pontua. Após esse período, elas poderão voltar a aplicar seus limites de franquia, desde que previstos em contrato.

Por fim, mas não menos importante, é bom lembrar que nem sempre o aparelho de wi-fi está incluído nos planos. "O roteador costuma vir nos planos de velocidades mais altas, portanto, se for inferior a 20 mega, é importante checar a disponibilidade do equipamento", diz.

Sem ele, a conexão é por cabo ou o cliente instala um roteador por conta própria. "São baratos e fáceis de encontrar, porém a instalação não é tão simples. Uma dica é assistir a este vídeo, que ensina a configurar um novo ou usado, com ou sem disco de instalação."

Compartilhe com seus amigos