Um programa que ajuda as pessoas a fazerem coisas juntas, mesmo quando estão separadas. Eis a definição do Skype, segundo eles mesmos.

Com mais de 300 milhões de usuários ativos em todo o planeta, o software permite fazer videochamadas e o tradicional bate-papo via chat gratuitamente, além de chamadas telefônicas para qualquer lugar a um custo inferior do que o geralmente cobrado pelas operadoras, pagos previamente, via cartão de crédito, como se fosse um telefone pré-pago.

O programa, que pode ser usado no computador ou no celular, permite também o compartilhamento de imagens e documentos, facilitando, por exemplo, uma reunião a distância.

A aposentada Eleveti Roman Toth, 75 anos, usa o Skype desde o início e conta que ele só tem melhorado a performance. “Há muitos anos, o marido de uma amiga me apresentou ao Skype, baixou e fez uma conta para mim. Era uma coisa nova, nem meu filho conhecia. Hoje todo mundo tem e está mais simples de usar”, afirma.

Skype A aposentada Eleveti Roman Toth, 75 anos, que usa o Skype desde o seu lançamento; crédito: Arquivo Pessoal

Ela conversa diariamente com amigos de São Paulo, onde mora, e também de outras cidades e Estados. E até países! “A gente se fala por videochamada e até tiramos dúvidas sobre tecnologia. Tenho uma amiga do Rio que é expert em Skype e me ajudava no início. Quando uma entende mais de um aplicativo, ensina para a outra e tudo por vídeo.”

E completa com o que avalia ser a maior vantagem do programa: “É muito melhor do que telefone, uma forma de aproximação mais viva, você vê a pessoa, conversa de forma mais natural, como se estivessem lado a lado. Sei que há outros aplicativos que fazem videochamadas, mas estou acostumada com o Skype e não o troco”.

Acompanhe a seguir o passo a passo para criar uma conta:

Entrada - Na loja de aplicativos, baixe o programa. No computador, entre neste link.

Cadastro - Informe o país, o DDD, o número de seu telefone e uma senha. Em seguida, preencha o cadastro com seu nome, sobrenome, e-mail e nome de usuário.

Contatos - Em “contatos”, adicione os seus amigos via nome Skype ou e-mail. Clique em “adicionar aos contatos” e peça para ser aceito. Quando for aceito, já podem começar a conversar!

Conversas - Para fazer chamada telefônica, selecione o contato e toque no ícone de telefone no canto esquerdo da tela. Se não tiver o contato, na tela inicial, toque no telefone e digite o número. Se preferir fazer uma videochamada, toque no símbolo da câmera e, se a opção for o bate-papo por escrito, basta selecionar o balãozinho.

Grupo - Para fazer chamadas em grupo, depois de selecionar o primeiro contato, vá ao símbolo “+” e adicione os demais participantes da conversa.

Compartilhe com seus amigos