Ele é parecido com os programas de rádio, mas é distribuído pela internet. Não tem horário fixo, nem exige estar num lugar específico para ouvi-lo. Ainda apresenta certa semelhança com blogs e canais de Youtube, que você pode curtir, compartilhar e ser notificado toda vez que houver conteúdo novo. Ficou confuso? Pois estamos falando da nova ferramenta digital que tem conquistado ouvintes de todas as idades. Mas, afinal, o que é podcast?

"Diria que é um meio de comunicação social parecidíssimo com o rádio, só que na internet e, em 99% dos casos, é gravado – não ao vivo, como muitos programas de rádio. Estes pacotinhos de conteúdos variam de tamanho e formato, bem como de tema", resume Erika Zuza, jornalista, professora de comunicação e criadora da Papo de Mídias, que tem seu próprio podcast, aliás.

Significa que você pode ouvir um podcast de cinco minutos, como também um outro que ultrapasse duas horas de duração. E que pode escolher entre os que abordam gastronomia ou falam de comportamento humano, ciências, astrologia, religião, cinema ou relações internacionais e seus impactos no Brasil, entre uma infinidade de assunto. Ou seja, tem de tudo e para todos os gostos!


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


A exemplo das séries da Netflix e das músicas do Spotify, eles ficam disponíveis para serem baixados e ouvidos a qualquer hora e local. "Com a herança do rádio, o podcast oferece flexibilidade e mobilidade ao ouvinte", diz Jorge Moreno, diretor, produtor e editor de podcast, locutor publicitário e radialista. Para ele, a mídia é perfeita para quem exerce atividades que não exigem atenção fixa, como ocorre com o vídeo e a TV.

"Com a falta de tempo, buscamos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. O podcast entra como uma solução para isso, afinal você pode consumir conteúdos qualificados enquanto treina, cozinha, toma banho etc.", acrescenta Thiago Valadares, especialista em comportamento digital e sócio-diretor da Seven Grupo Digital.

Por ser prático, simples e útil, é uma alternativa e tanto para se manter informado, descobrir curiosidades, se entreter e conhecer o trabalho de profissionais das mais variadas áreas. "Como é áudio, é mais 'leve' do que o vídeo para ouvir via streaming e até mesmo para baixar", pontua Erika.

Ela cita, inclusive, uma pesquisa divulgada recentemente pela plataforma Deezer mostrando que o consumo de podcasts cresceu 67% só neste ano no Brasil. "A adesão aqui tem sido maior do que na França e na Alemanha, por exemplo. Além disso, dentre os ouvintes brasileiros, 25% consomem mais de uma hora de podcast por dia. Acredito que esses números ainda vão evoluir bastante", avalia.

O que é podcast: como ouvir

Ter acesso a podcasts é bastante fácil. Como explica Enio Klein, influenciador, professor e especialista em vendas, experiência do cliente e ambientes colaborativos, CEO da Doxa Advisers, é possível ouvi-los a partir de smartphones, tablets ou computadores, mesmo que não se esteja conectado à internet (neste caso, é preciso baixá-los previamente).

"Podcasts são arquivos digitais de áudio, disponibilizados em plataformas (aplicativos ou programas chamados “agregadores de podcasts”), que permitem acessar esses arquivos", explica Enio. Spotify, Deezer, SoundCloud, Google Podcasts, iTunes, Castbox e TuneIn são algumas destas plataformas.

Muitas empresas de comunicação têm investido no formato, o que deve popularizar ainda mais o consumo da mídia. A Globo, por exemplo, mantém o Podcasts G1, enquanto o UOL tem o Podcasts UOL. CBN, Estadão e  Folha de S. Paulo também não ficam atrás. Até instituições têm recorrido aos podcasts para disseminar informações entre a população, caso do Ministério da Saúde, que mantém uma conta no Spotify.

o que é podcast

Crédito: Fizkes/Shutterstock 

Para descobrir novos temas e podcasters (o termo dado às pessoas que produzem podcasts), vale fazer pesquisas dentro das plataformas ou testar as sugestões e novidades que elas fornecem diariamente.

Mas tem um jeito que pode ser mais fácil. "A forma mais simples de acessar um podcast, seja no seu streaming de áudio preferido ou mesmo no Google, é buscar a palavra podcast + um tema de seu interesse, como 'podcast + lazer'", ensina Jorge Moreno, que comanda o Chá de Linhaça, ao lado do jornalista Bruno Azevedo, sobre comportamento, cultura e sociedade.

Podcasts que valem a pena

Pedimos aos especialistas ouvidos pela reportagem que indicassem podcasts sobre assuntos variados que merecem ser ouvidos. A lista é bem eclética! Confira:

Boa Noite Internet se define como "o podcast que explica o mundo através de histórias interessantes"

Café Brasil, idealizado pelo influenciador Luciano Pires, traz entrevistas, discussões e opiniões sobre assuntos em pauta na sociedade brasileira.

Escafandro aborda diferentes temas, sempre uma novidade com uma abordagem aprofundada, combinando entrevistas e gravações diversas

Imagina Juntas enfoca a vida dos millennials "que estão tentando ser adultos, manter a saúde mental e os boletos em dia".

Inovasocial dissemina e fomenta conteúdos sobre inovação social e é um projeto do Instituto Sabin, empresa de medicina diagnóstica.

Mamilos usa um nome provocativo para se propor a fazer um “jornalismo de peito aberto, com polêmicas, empatia, respeito e bastante embasamento”.

Moda Pé no Chão, inicialmente voltado para a ala feminina, hoje destina-se a todos os interessados no consumo consciente e em moda.

NerdCast, um dos mais antigos, trata de história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, “ou seja, tudo o que um nerd gosta”, dizem os criadores.

Um Milkshake Chamado Wanda aborda o melhor do mundo pop e é um dos mais ouvidos do Brasil.

Stalk Música propõe ser uma "stalkeada" no mundo da música, comentando assuntos e lançamentos do meio. 

TRIP FM são os programas de rádio comandados há 30 anos pelo editor Paulo Lima que ganharam o formato de podcasts sobre comportamento, cultura e entretenimento.

Turismo Jovem Pan é produzido a partir de um programa de rádio veiculado pela rádio e traz dicas de viagens e entrevistas.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: