LinCare, que desenvolveu uma tecnologia de monitoramento de saúde a distância, e Mundo Prateado, um guia gratuito de serviços, são as startups semifinalistas do Aging2.0 Global Startup Search, concurso mundial de iniciativas voltadas para pessoas com mais de 60 anos de idade, nas etapas de São Paulo _ que teve patrocínio do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon _ e do Rio de Janeiro, respectivamente.

As finalistas se apresentarão para uma plateia de mais de mil pessoas no Final Showcase da Conferência Aging2.0 Optimize, em São Francisco (EUA), entre 12 e 14 de outubro. Elas serão decididas por um júri de especialistas e por uma votação popular pela internet, disponibilizada a partir de 18 de julho neste site. Além de visibilidade internacional, a startup vencedora ganha US$ 2.500 e mentoria da equipe organizadora.

Para escolher o melhor produto ou serviço, os jurados analisaram a ideia, a equipe, o modelo de negócio e o impacto positivo na vivência do envelhecimento. Em São Paulo, os integrantes foram Carlos Uehara, do Centro de Referência do Idoso (CRI-Norte); Claudia Oliveira, do Instituto Prosseguindo; Fernando Cembranelli, da Berrini Ventures; Maria Luisa Trindade Bestetti, da Universidade de São Paulo; e Sérgio Serapião, do Lab 60+.

Concorrendo com Brasil Telemedicina, Bright Photomedicine, Dr. Cuco, MaturiJobs e Zen Klub, a Lincare, na avaliação do júri, diferenciou-se por já nascer com o foco no público com mais de 60 anos de idade. “Além disso, tem visão de longo prazo e um time excepcional e motivado com a causa”, resumiu Cembranelli, CEO da primeira aceleradora nacional focada no segmento de saúde.

Batizada de i-Care, o primeiro produto da Lincare é uma pulseira para monitorar a saúde de idosos a distância, enviando relatórios para os celulares dos familiares. Ela mede dados biomédicos como batimentos cardíacos e temperatura, tem um sensor de ociosidade, que percebe se a pessoa fica muito tempo parada, e um dispositivo com um botão de ajuda no caso de qualquer emergência.

“Participar de uma competição voltada para a temática do envelhecimento e da longevidade _ e poder ganhar a primeira etapa _ representa uma grande chancela no nosso negócio e nos ajudará a ter visibilidade internacional e a articular uma rede de contatos”, afirmou a designer e CEO da Lincare, Ana Cláudia da Mata, 28 anos, que se inspirou na avó para criar o produto.

No Rio, os jurados foram Bruno Boisson, da Associação de Cuidadores da Pessoa Idosa, da Saúde Mental e com Deficiência; Márcia Tavares, do Centro Internacional da Longevidade Brasil; Silvia Costa, consultora em comunicação, saúde e educação;   Vera Damázio, da Pontifícia Universidade Católica; e Wallace Hetmanek, psicólogo especialista em geriatria e gerontologia.

A startup Mundo Prateado, que concorreu com a NeuroForma e a Carpe Diem, projeto ainda em fase de ideação inspirado nas vilas para pessoas com demências, “mostrou uma equipe multidisciplinar que possui competências importantes para a gestão de uma startup e um produto testado no mercado com melhorias já sendo implementadas”, avalia Márcia. “Em tempos de excesso de informação em determinados assuntos e carência extrema em outros, cada vez mais o papel do jornalismo independente, feito com responsabilidade, é fundamental para promover novas possibilidades para o envelhecimento ativo à população brasileira”.

Também criado a partir de “experimentações das necessidades reais ao cuidar de um idoso”, pontua a jornalista e cofundadora Maristela Velloso, 54 anos, o site Mundo Prateado lançou um guia gratuito de serviços, batizado de Páginas Prateadas, reunindo de cuidadores a fisioterapeutas e geriatras. “A ideia é oferecer o conforto da informação num momento de urgência.”

RETRATOS DO AGING2.0

EM SÃO PAULO

[gallery columns="2" size="large" ids="1786,1787,1788,1789"]

NO RIO DE JANEIRO

[gallery columns="4" size="large" link="file" ids="1782,1783,1784,1785"]

Compartilhe com seus amigos