Esqueça tudo o que você sabe sobre redes sociais e imagine um aplicativo de compartilhamento de fotos, mensagens de texto e vídeos curtos que está focado mais em conteúdo espontâneo do que na estética perfeita, mais preocupado em contar histórias do que contabilizar curtidas e seguidores.

E o melhor: tudo o que você postar, como num filme de 007, vai se autodestruir assim que a pessoa ler a mensagem ou em até 24 horas, no caso das histórias. Este é o Snapchat.

No início sucesso apenas entre jovens, principalmente por possibilitar que mensagens privadas _ geralmente íntimas, as famosas “nudes” _ sejam mandadas a alguém com um tempo estipulado de duração de até 10s, o app tem ampliado seu público.

Hoje são mais de 150 milhões de usuários ativos diariamente em todo o mundo, sendo que 38% dos perfis dos EUA são de pessoas entre 25 e 34 anos e 14% têm mais de 35 anos, de acordo com pesquisa da consultoria de mercado comScore. Há três anos, essas faixas etárias correspondiam a 5% e 2%, respectivamente.

Além de priorizar histórias pessoais, o Snapchat também tem interesse em conteúdo jornalístico: na seção “discover”, é oferecido um cardápio de histórias contadas por veículos de mídia parceiros do app, como a BBC, a CNN e a National Geographic, que atualizam o conteúdo a cada 24 horas.

Para usar o Snapchat, é necessário baixar o aplicativo em um smartphone e fazer um cadastro informando um número de telefone e um apelido. Ele é gratuito.

A seguir, dicas para se tornar um “snapcharter”:

Adicionar pessoas - Para mandar mensagens, você terá de incluir amigos em sua lista. Vá em “encontrar amigos” e escolha a partir dos seus contatos do telefone, pelo nome de usuário (se souber) ou por “snapcode”, que é um código do perfil que pode ser lido pela câmera do celular ou por proximidade (o app localiza pessoas que estão perto de você).

Produzir snaps - Quando abrir o app, a tela inicial será parecida com a da câmera do seu celular. Você pode escolher se quer usar a câmera frontal ou traseira ou se vai usar flash. Depois, basta clicar no círculo rapidamente, para tirar fotos, ou pausadamente, para gravar um vídeo curto (até 10s).

Edição das imagens  - Agora você pode editar o material, aplicando filtros (basta deslizar o dedo para o lado da tela), escrever textos sobre a imagem (é só tocar na tela), definir o tempo que ela vai ser exibida (clique na figura do relógio), salvá-la no celular, incluí-la na opção “histórias” ou enviá-la para algum contato (a seta à direita).

Acompanhar os snaps - Sempre que receber mensagens, você será notificado. Em sua caixa de entrada, estarão os textos, as imagens e os vídeos que chegaram. Quando abrir as imagens, no canto superior direito vai aparecer o tempo que resta para que você veja a foto.

Quem vê os snaps? - Vá à tela principal, a da câmera, e, no alto, clique no ícone do fantasminha. Na próxima tela, aparecerá, abaixo do seu nome de usuário, links para saber quem te adicionou, a opção de incluir amigos e também de saber quem já está na sua lista de amigos.

Produzir “histórias” - As histórias são snaps que são distribuídos para todos os seus amigos, em vez de mensagens para uma pessoa específica. Quando você manda mais de um snap, ela vai emendando aos anteriores, como se fossem novos capítulos, que serão exibidos em sequência para seus seguidores.

Mensagens de texto - Para conversar com um contato, basta arrastar o dedo para a direita sobre o nome escolhido e começar a conversa. Para manter a coerência do aplicativo, as mensagens também vão sumir assim que forem lidas.

Privacidade - É possível tirar um “print” da tela para salvar imagens que forem enviadas a você, mas o remetente será avisado disso.

Ao Vivo - Na mesma janela das histórias, o Snapchat divulga alguns perfis de usuários comuns que estão produzindo conteúdos temáticos, como eventos esportivos e shows que estão ocorrendo pelo mundo, e você pode acompanhar a distância.

CONECTADA, PALMIRINHA MANDA SNAPS, TEM INSTA E POSTA NO FACE

palmirinha2 Crédito: Divulgação.

Snapchat não é só para quem nasceu entre os anos 1990 e 2000, e a maior prova disso é a apresentadora de TV e culinarista Palmira Onofre, a Palmirinha, que tem 85 anos e, desde março deste ano, se tornou uma “snapchatter”.

Seu perfil é o @vovopalmirinha, e ela diz que adora “fazer videozinhos caseiros com a neta Cintia”, que tem 37 anos e é quem a ajuda com as mídias sociais. No começo, não foi fácil lidar com o aplicativo... “Sem a minha neta, não sai vídeo, não”, conta, rindo.

“A tecnologia é ótima para aproximar pessoas que estão longe, independentemente da idade. Com o Snapchat, consegui compartilhar um pouquinho do meu dia a dia com as pessoas que gostam de mim e não estão perto”, conta a apresentadora, que posta vídeos vendo novela e também conversa com os fãs, que são muitos.

Além de Snapchat, ela tem conta no Facebook (mais de 605 mil fãs) e no Instagram (mais de 159 mil seguidores). Ao ser questionada sobre a rede preferida, a sempre polida vovó Palmirinha sai pela tangente: “Gosto de todas, pois elas me aproximam de meus amiguinhos e minhas amiguinhas”.

Compartilhe com seus amigos