Já foi o tempo em que, para cada atividade, era necessário um equipamento específico. Máquina de escrever, telefone, máquina fotográfica, telex, televisor, rádio, jornais e revistas e até mesmo afinadores de instrumentos musicais. Tudo isso, aos poucos, foi sendo substituído por um leve toque na tela do seu smartphone.

Mas tanta tecnologia também pode trazer um certo nível de dificuldade, principalmente para os usuários com mais de 50 anos e que não nasceram na era digital. E uma das grandes dúvidas desse público é como tirar fotos perfeitas sozinha com o celular.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade! 


Por isso, o portal do Instituto de Longevidade foi atrás de algumas dicas para você tirar fotos incríveis com o seu celular, sem precisar pedir ajuda aos filhos e netos. Confira abaixo!

Fotos perfeitas com o celular

1. Mantenha a lente sempre limpa

Muitas vezes, sem querer, ao segurarmos o telefone celular, acabamos por apoiar o dedo sobre a lente fotográfica. O resultado disso pode ser fotos desfocadas ou borradas. Por isso, sempre antes de usar a câmera do seu celular, limpe a lente com um tecido macio. Faça movimentos suaves para não danificá-la.

2. Verifique a resolução

Embora muitos smartphones já possuam resolução Full HD ou 4K em suas câmeras, muitos deles costumam vir com uma resolução menor ativada por padrão. A medida é usada pelo fabricante para evitar encher a memória do seu aparelho. Mas se você quer tirar fotos profissionais, vá nas configurações da sua câmera e troque para uma resolução maior.

Enviar fotos por Whatsapp também provoca a perda de resolução das imagens. Prefira sempre enviar por e-mail, o que conservará a integridade das fotos.

como tirar fotos perfeitas sozinha com o celular

Créditos: chaiyawat chaidet / shutterstock

3. Cuidados com a iluminação

Uma boa luz é fundamental para uma bela foto. Muitas vezes, em ambientes com uma menor iluminação, as pessoas optam pelo uso de flashes. Cuidado! Antes de ligar o flash, verifique se é mesmo necessário. Muitas vezes a câmera consegue captar luz suficiente para uma boa foto. Nesses casos, você mantém as cores originais da foto, diferentemente de imagens capturadas com o uso do flash. Por isso, só use-o se realmente for necessário.

Evite também tirar fotos em contraluz. Imagine a cena: a pessoa que será fotografada está no interior da casa e de costas para uma janela. Lá fora, há muita luminosidade. O resultado dessa foto será muita claridade para todos os lados e uma pessoa ao centro bem escura, quase que irreconhecível. A pessoa ou objeto a ser fotografado deve estar sempre a favor da luz. Em outros casos, essa pode ser a intenção, como é o exemplo da foto acima. A criatividade é quem manda!

4. Evite dar zoom

Geralmente, o zoom provoca uma perda de qualidade na imagem porque, em vez de aproximar a imagem, ele apenas aumenta o que está na tela, podendo causar distorções. A não ser que você tenha um celular com duas câmeras ou mais, evite usar esse recurso. O ideal nesses casos é se aproximar do alvo.

5. Ajuste de exposição

Muitos aplicativos de câmera de celular têm um ajuste de exposição que funciona da seguinte maneira: quando você toca em algum ponto da tela para selecionar uma parte da imagem, a câmera automaticamente se ajusta para aumentar ou diminuir a iluminação daquele ponto. Por exemplo: se a área selecionada da imagem for muito escura, ao tocar naquele ponto toda a imagem ficará mais clara; mas se a imagem estiver muito clara, o recurso funcionará inversamente, escurecendo a imagem para melhorar a visibilidade. Vale a pena utilizar esse recurso! 😉

6. Sempre perto da câmera

Muitas vezes, você quer tirar uma foto sua em frente a um prédio grande, como uma igreja ou a Torre Eiffel, por exemplo. O que geralmente as pessoas fazem? Se posicionam em frente ao monumento ou à construção a ser capturada pelas lentes do celular e o fotógrafo dá vários passos para trás até que tudo se enquadre no visor. O resultado disso? Você sai pequenininho na foto, lá longe, em frente ao monumento. O que você deve fazer, nesses casos, é ficar sempre perto da câmera, à uma distância que o monumento fique enquadrado na foto.

7. Tire várias fotos de uma vez

Antigamente, em um ensaio fotográfico, o fotógrafo gastava rolos e rolos de filmes para tirar centenas de fotos e escolher, entre todas elas, algumas poucas que ficavam boas. Os ensaios ficaram bem caros por isso. Hoje, com as câmeras digitais, os rolos de filme foram deixados de lado. Por isso, para garantir que a foto ficará ótima e ninguém saia com os olhos fechados, desfocado ou fazendo careta, o ideal é que você tire várias fotos para escolher a que ficou melhor. Experimente também tirar de diferentes ângulos. E o melhor de tudo: não vai custar nada!

como tirar fotos perfeitas sozinha com o celular

Créditos: Bon Appetit / shutterstock

8. Use as duas mãos para segurar o celular

A dica não se aplica para o caso de você estar fazendo uma selfie. Para todos os outros, é aconselhável que você use as duas mãos para segurar o celular ao tirar uma foto. Dessa forma, você terá fotos com um melhor enquadramento e evitará as fotos tremidas ou fora de foco. É muito normal que as mãos deem uma leve tremidinha na hora de apertar o botão de captura da foto.

9. Entenda o HDR

Recurso presente na maioria das câmeras de celular, o HDR (“High Dynamic Range" ou “alto alcance dinâmico”) ajuda a melhorar a qualidade das fotos, com um excelente contraste, cores mais vibrantes e maior nitidez nos detalhes da foto. Para que isso aconteça, o HDR tira três fotos em diferentes níveis de exposição para combinar seus melhores aspectos e gerar fotos melhores.

10. Cada um no seu quadrado

Uma das opções disponíveis nas configurações da câmera do seu smartphone é o enquadramento de fotos por meio de uma grade na tela, que permite ajustar melhor o ângulo.

11. O diabo mora nos detalhes

Ao fotografar alguém ou alguma coisa, preste muita atenção ao cenário como um todo, repare o que está em volta ou atrás, para evitar surpresas nas fotos. Uma vassoura no canto da parede, uma lata de lixo, ou mesmo uma pessoa passando ao fundo podem estragar a sua foto. Por isso, é preciso pensar na foto como um todo. Fique atento aos detalhes e escolha um fundo que componha com aquilo que você deseja destacar na foto.

Compartilhe com seus amigos