A maioria dos bancos brasileiros possui aplicativos que oferecem diversas facilidades na hora de consultar o saldo, fazer pagamentos, investir recursos e até mesmo transferir dinheiro no conforto de casa ou em qualquer outro lugar. Porém, é preciso adotar alguns cuidados para garantir sua segurança na internet.

Embora sejam seguros, alguns desses sistemas apresentam vulnerabilidades. Uma pesquisa realizada pelo NowSecure e pela Accenture apontou que 10% dos aplicativos bancários rodados no Android e 4% no iOS apresentam problemas de segurança de grau médio.

Além disso, o relatório divulgado pela Norton Cyber Security apontou o Brasil como o segundo país com maior número de casos de crimes cibernéticos. Em 2017, o problema afetou cerca de 62 milhões de pessoas e causou um prejuízo de US$ 22 bilhões.

Para evitar que você seja mais uma das vítimas desse tipo de crime, o Instituto de Longevidade, com a ajuda do especialista em vulnerabilidade web João Pedro Guimarães, selecionou algumas dicas para preservar a sua segurança na internet. Veja abaixo:

Como garantir sua segurança na internet

Mantenha o sistema operacional sempre atualizado 

segurança na internet

Crédito: Wachiwit / shutterstock

Os sistemas operacionais disponibilizam novas ferramentas de segurança e aprimoram questões de vulnerabilidade a cada atualização. Independentemente do aplicativo usado, utilizar um software desatualizado facilita possíveis invasões e roubo de informações sigilosas.

“Imagine que o aplicativo é muro. A cada falha de segurança encontrada, é como se aquele muro tivesse um buraco no qual permitisse a passagem de um invasor. Quando o sistema é atualizado, esse buraco é tampado, evitando que ocorra alguma invasão”, explica o especialista. Por isso, o mais recomendado é habilitar as atualizações automáticas e ficar atento às notificações de novas versões do sistema.

Acesse sua conta com frequência 

João Pedro alerta sobre a importância de estar atento a movimentações suspeitas em sua conta bancária e no extrato do cartão de crédito. Acessar o saldo e o histórico de transferências, pelo menos uma vez por dia, garante que você esteja ciente das suas transações. Ao identificar uma fraude, o ideal é informar imediatamente ao banco para que ele tome as medidas cabíveis.

Crie uma senha segura 

Uma dica eficiente para garantir sua segurança na internet ao fazer compras online é utilizar senhas que misturem dois idiomas diferentes, como por exemplo “thanks for esta entrevista”. Também é recomendado mesclar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

De acordo com o especialista, os atacantes costumam utilizar códigos de computador que possuem a função de testar milhões de palavras. “Eles possuem uma lista extensa de possíveis senhas para testar diversas combinações. Por isso, apenas uma palavra com alguns números seria muito fácil para esse sistema descobrir”, conclui.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


João indica também um site chamado How Secure is my password (“Quão segura é minha senha”, em português). A plataforma indica o tempo necessário para um hacker descobrir a sua senha e dá dicas para criar uma frase mais segura.

Evite usar aplicativos bancários por Wi-Fi público 

segurança na internet

Crédito: Panuwat phimpha / shutterstock

Em alguns casos, quando estamos com dificuldade de acessar a internet, procurar uma rede Wi-Fi disponível pode ser a solução mais rápida. Entretanto, é preciso ter muito cuidado ao acessar essas redes.

“Em alguns casos, o atacante consegue fazer um redirecionamento através da rede. Isto quer dizer que, mesmo que você pesquise um determinado site no Google, o criminoso consegue fazer com que você caia em um site falso”, garante João.

Por isso, o ideal é sempre utilizar o seu pacote de dados móveis ao realizar qualquer transação financeira. Este cuidado tornará mais difícil a atuação de hackers, mas não impossível.

Desconfie de e-mails e SMS com promoções relâmpago

“Eletrodomésticos por apenas R$ 40,00”. Se você receber e-mails ou SMS que anunciam ofertas com preços baixíssimos, a probabilidade de que eles estejam infectados por vírus é grande. “Nesses casos, não abra nem clique em nada, mesmo que pareçam verídicos”, conclui João.

Cuidado com sites falsos 

segurança na internet

Crédito: Tacstock1 / shutterstock

É preciso tomar cuidado com a máxima “se o site possui um cadeado ao lado do endereço, significa que ele é seguro”. Segundo o especialista, o cadeado significa que a transmissão de dados está criptografada, mas não identifica se um site é verdadeiro ou falso. João explica que é preciso ficar atento à barra de endereço do navegador. “Sites falsos incluem ou modificam algumas letras do endereço original”, afirma.

Há algumas plataformas que verificam a confiabilidade de um site gratuitamente, como o Securi. Basta digitar o endereço do site no campo de buscas da plataforma para averiguar sua segurança. 

Por fim, João aconselha fazer o download de aplicativos somente pela Google Play ou Apple Store. “Não baixe nenhum aplicativo de forma externa e cuidado com sites que pedem um plugin para acessá-lo”, alerta.

Compartilhe com seus amigos