Cuidados com a higiene pessoal são indispensáveis para a manutenção da saúde de qualquer indivíduo, principalmente em situações de crise, como a provocada pelo novo coronavírus. No entanto, cuidados com a higienização de utensílios do dia a dia também são indispensáveis para o bem-estar. Especialistas dizem, por exemplo, que saber como limpar o celular pode ajudar a prevenir a transmissão e a infecção do Covid-19.

Item quase obrigatório, o aparelho celular circula em todos os espaços e está presente em todos os momentos. Da rua para a cama, do banheiro para a mesa de jantar, do escritório para dentro da bolsa, de uma mão para outra. Assim como ele se move, também o fazem os germes presentes nele.

De acordo com um estudo feito pela DeVry Metrocamp em Campinas, em 2017, um único celular pode conter 23 mil tipos diferentes de microrganismos, como fungos e bactérias. Esses elementos podem causar várias doenças, como micose, conjuntivite, intoxicação alimentar, infecções respiratórias e urinárias e, agora, o coronavírus.

Por isso, é importante manter o celular e outros aparelhos eletrônicos sempre muito bem higienizados.

Saiba como limpar o celular corretamente

Quais produtos usar na higienização?

Na hora de limpar o seu celular, os produtos mais indicados são o álcool etanol com concentração 70% e o álcool isopropílico com concentração 70%. Ambos são recomendados pela Samsung, mas apenas o isopropílico é sugerido pela Apple para seus produtos. Se o álcool adquirido tiver uma concentração superior a 70%, será necessário diluí-lo.

Produtos abrasivos (ou seja, com substâncias que podem desgastar a superfície dos aparelhos), como cloro, água sanitária ou álcool em gel, devem ser evitados. Em contato com smartphones, esses produtos podem acabar prejudicando a durabilidade do aparelho, além de causar danos irreversíveis em seu revestimento e em sua parte interna.

Como fazer a higienização?

A Samsung e a Apple fazem as mesmas recomendações sobre como limpar o celular. O primeiro passo é desligar o aparelho, retirar a capa e todos os acessórios e desconectar os cabos, como carregador e fone de ouvido. O celular só deve ser ligado novamente quando estiver seco.

Para começar a higienização, utilize um cotonete para limpar as entradas do aparelho. Fique atento para não deixar resquícios de algodão dentro delas e para não usar muita força na hora de limpar, evitando o risco de danificar algo. Outra opção para esta etapa é usar uma escova de dentes bem macia.

Para fazer a limpeza do corpo, escolha um pano macio, que não solte fiapos. A Samsung sugere o uso do pano de microfibra, usado para limpar câmeras fotográficas. Evite toalhas de rosto ou de banho, panos abrasivos e toalhas de papel.

Umedeça o pano com um pouco de álcool e passe-o por todo o corpo do celular, inclusive nas bordas e telas. Espere secar e repita o processo. 

Lembre-se de nunca aplicar o produto de limpeza diretamente sobre o aparelho ou de borrifar o líquido sobre o aparelho, pois o álcool pode acabar entrando em contato com partes sensíveis (como a entrada do fone de ouvido) e danificá-las.

Essa higienização pode ser feita em superfícies de vidro, cerâmica e metal, mas não são recomendadas para acessórios de couro, borracha ou plástico. Se a sua capinha for de silicone, você pode usar água e sabão. Já o couro exige um produto apropriado.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: