Com um número cada vez mais expressivo de pessoas acima dos 50 anos conectadas às novas tendências e fazendo uso de tecnologias para solucionar questões do dia a dia, o mercado aos poucos vem finalmente voltando o seu olhar para esses potenciais consumidores.

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostrou que, de 2008 a 2016, o número de brasileiros com mais de 60 anos conectados havia crescido 940%, somando 6 milhões de pessoas. Dessas, 44% preferem o smartphone ao computador, enquanto que 17% utilizam o tablet.


Que tal fazer um curso de inglês básico? O Instituto de Longevidade oferece um programa gratuito para quem tem mais de 50 anos. Saiba mais!


Professores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, constataram que o uso da internet reduz as chances de depressão em até 30% entre idosos. Segundo os pesquisadores, o ponto chave seria o uso de redes sociais, que facilita a comunicação entre pessoas de todos os lugares, a todo instante, sem precisar sair de casa.

Pesquisas anteriores já comprovaram que o uso de tecnologia ajuda a ativar o cérebro, preservando e ampliando as funções cognitivas, como memória, velocidade de resposta e raciocínio, e a prevenir doenças como o Alzheimer.

Pensando nisso, novos aplicativos para quem tem mais de 50 anos vêm sendo desenvolvidos todos os dias. Veja abaixo alguns dos mais conhecidos!

WisePhone

Facilidade, agilidade e segurança. Esses são as principais características do aplicativo, que pode ser a melhor opção para pessoas que se recusam a mergulhar de cabeça no mundo tecnológico. Com um layout simples e funcional, o App possui apenas três botões em sua tela inicial: telefone, contatos e SOS que, ao ser acionado, envia uma mensagem com a localização do idoso para os contatos previamente cadastrados. E se no momento da emergência, o idoso receber uma ligação, o próprio aplicativo atende automaticamente em viva-voz, para que o acidentado possa pedir por socorro.

CPqD Alcance

Voltado para deficientes visuais em diferentes estágios do problema, possui ícones próprios para ligações, mensagens, lista de contatos, despertador, tocador de áudio, lembrete de voz, sistema de localização, câmera fotográfica e até um leitor de texto grandes e organizados de forma simples na tela. Ideal para idosos que têm dificuldade para enxergar. Possui comando de voz.

Big Launcher

Para ser usado por pessoas com mais idade, o aplicativo aumenta o tamanho dos ícones do seu smartphones ou tablets, tornando tudo bem mais simples para os seus usuários. Na tela inicial, ficam contidos os ícones contatos, telefone, mensagem, câmera e galeria, com a possibilidade de criar uma lista de contatos favoritos.

Phonotto

Também apresenta ícones grandes e coloridos na tela inicial do seu smartphone, facilitando a leitura e o uso. No topo da tela, disponibiliza três espaços para contatos de discagem rápida para os casos de emergência. No centro da tela, botões facilitam o acesso às funções telefone, mensagens, contatos e galeria de foto e vídeos.

Amazon Echo / Alexa

Equipamento eletrônico em formato de cilindro, com 23 cm de altura, o Amazon Echo é uma plataforma de inteligência artificial que funciona por comando de voz e atende pela alcunha de Alexa. Com capacidade para reconhecer e executar mais de 30 mil comandos, ele auxilia nas demandas do dia a dia, como apagar e ligar as luzes da casa. Possui sete alto-falantes e vários microfones, o que permite o envio e o recebimento de comandos ainda que de um local distante e com ruídos. Também funciona integrado a outros dispositivos, como o seu smartphone. Em caso de queda, basta dar o comando de voz que ele realiza uma ligação de emergência.

Leia também

Fique por dentro das novidades do WhatsApp

Conheça 7 hábitos para garantir sua segurança na internet

Compartilhe com seus amigos