Se você pensa que problemas de saúde surgem aleatoriamente, talvez nem imagine que muitas situações podem ser identificadas com antecedência. Segundo a astrologia, cada signo apresenta maior possibilidade de ser acometido por determinadas doenças, já que tem conexão com partes específicas do corpo. Existe, inclusive, um ramo chamado astrologia médica e psíquica, que se concentra no estudo da maneira que astros, signos e disposições internas afetam a saúde e o bem-estar.

Ouvir o que os astros têm a dizer pode ser providencial com a proximidade dos 50 anos de idade. É quando se inicia o oitavo setênio de vida, dos 49 aos 56 anos. Neste momento, o corpo físico passa a responder forma diferente, segundo Thiago Anselmo, astrólogo, tarólogo e terapeuta holístico do canal Portal Lughnasadh, no YouTube.

O signo já dá pistas. Mas há outros fatores que influenciam a saúde. No mapa astral, a casa 6 está relacionada à saúde e sempre tem algo a dizer quando há planetas posicionados sobre ela. “Saturno também pode indicar questões ligadas ao corpo físico quando a idade vai avançando”, acrescenta.

Para saber em detalhes quais doenças e problemas de saúde são mais propensos a afetar seu organismo, a melhor alternativa é que tenha seu mapa natal astrológico analisado por um especialista. Entretanto, é possível considerar que certos problemas de saúde costumam ser constatados com frequência entre determinados grupos do zodíaco. Confira:

Áries (21/3 - 20/4)

O primeiro signo do zodíaco está associado à cabeça que, por sua vez, liga-se à força, tanto intelectual como física. Por isso, é mais comum identificar entre os arianos lesões na cabeça, na face, no cérebro, nos olhos e nos músculos motores, além de doenças como nevralgia, dor de dente e febre – ou seja, a maioria ligada à parte superior do corpo e ao sistema nervoso.

Touro (21/4 - 20/5)

É outro relacionado à cabeça, mas por ser associado ao elemento terra, fixo, úmido e feminino, suas áreas mais suscetíveis são outras. Touro foca mais a boca, a base da cabeça, os ombros e a clavícula. Com o passar dos anos, problemas como dor de garganta, amigdalite, bócio (aumento da tireoide), torcicolo, desmineralização e otite podem aparecer. “Dificuldades para comer, como escarlatina, e de locomoção, como labirintite, podem ser verificadas”, diz o astrólogo.


Quer se manter atualizado para o mercado de trabalho? Conheça os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade a quem tem mais de 50 anos


Gêmeos (21/5 - 20/6)

Signo do elemento ar, é altamente comunicativo – seja através da voz, do corpo, dos gestos. Não à toa, ombros estão relacionados a Gêmeos, além de braços, pulsos e mãos. Já que são comunicadores vocais, o aparelho respiratório (brônquios, pulmões etc.) está intimamente conectado a esta casa do zodíaco. O sistema nervoso periférico também. Por essa razão, patologias e situações bem típicas entre os geminianos são a constatação de manias, demência, asma, tuberculose e problemas em geral nos membros associados, como bronquite e enfisema, entre outros.

Câncer (21/6 - 22/7)

Tem ligação com a fertilidade, a fecundidade, a noite e o feminino. É um signo que se manifesta em regiões como peito, pulmões (por causa da questão emocional), seios, cartilagens, diafragma e estômago. Assim como Touro, está vinculado à alimentação, mas no viés mais materno, como lactação. As principais lesões que miram os cancerianos são pleurisia (inflamação das pleuras, tecidos que revestem os pulmões), edema pulmonar, nódulo nos seios, gigantomastia (aumento excessivo das mamas), indigestão e questões hepáticas em geral – úlcera, entre elas.

Leão (23/7 - 22/8)

Ao contrário de Câncer, é masculino, do elemento fogo, diurno (é regido pelo Sol), seco e de alta vitalidade. Está associado ao coração, às artérias coronárias, às costas e aos centros nervosos superiores. Ou seja, pessoas de Leão com idade avançada devem prestar atenção em possíveis doenças do coração, palpitações, embolias, febres e problemas na medula espinhal, como meningite.

Virgem (23/8- 22/9)

É da terra e, pela sua natureza mutável, significa mais movimento do que estabilidade. O signo está relacionado a ventre, abdome, vesícula, baço e sistema nervoso simpático. Ainda é associado à absorção de alimentos (Virgem é o selecionador natural) e às articulações e tendões. “Quem tem Virgem muito forte no mapa deve prestar sempre atenção à saúde como um todo, pois este é o signo que representa a casa 6, ou seja, a saúde em si ou problemas nela”, destaca Thiago. É de se esperar que quem tenha Virgem forte no mapa astral revele tendências a hipocondria, mania por remédios e foco em doenças. Além disso, as patologias mais ligadas a ele são infecções e problemas intestinais e no ventre, cólicas e apendicite, problemas em mucosas e no abdome em geral.

Libra (23/9 - 22/10)

Associado ao elemento ar, é quente, úmido, diurno e dual. Tem ligação com algumas funções do corpo regidas por outros signos, como rins (junto com Virgem) e sistemas vascular e urinário, região lombar e parte interna dos genitais (junto com Escorpião). Libra e Touro são regidos pelo mesmo planeta Vênus e, por isso, algumas doenças librianas podem ter relação com problemas taurinos e vice-versa. “Contudo, o fator Libra se relaciona mais com patologias como pedras e perturbações renais, bexiga, infecções urinárias, muco excessivo em bexiga e rins, diabete e disfunções nos ovários e testículos”, lista Thiago.

Escorpião (23/10 - 21/11)

É do elemento água, feminino, fértil, noturno. Escorpião se caracteriza fisicamente nos genitais, no trato urinário (junto com Libra), ânus, reto, ritmo menstrual, excreção de suor, células reprodutoras (óvulos e espermatozoides) e sangue. Ainda se relaciona com nariz e o olfato. “Esse complexo signo pode se manifestar, em idade avançada, como problemas sexuais – ereção, ejaculatório e frigidez, doenças venéreas que, encapsuladas, podem aparecer, otite, vaginite, prostatite, hemorroida, prisão de ventre, sinusite, infecções de mucosas no nariz e resfriados”, avisa o astrólogo.

Sagitário (22/11 - 21/12)

Taí um signo masculino, diurno, do elemento fogo e que, por ter vínculo com seu oposto (Gêmeos), também se relaciona com o aparelho respiratório e o sistema nervoso. Ainda tem conexão com os sistemas de Libra – vasomotor e arterial. Sagitário está ligado às regiões das coxas, sacro, cóccix, osso ilíaco e músculos dessas áreas. Assim, pessoas de idade avançada com fator Sagitário forte podem sofrer de debilidade pulmonar, tuberculose, perturbações nervosas, dores ciáticas, luxações nas regiões associadas e gota.

Capricórnio (22/12 - 20/1)

É um signo de terra que tem, por natureza, uma vitalidade baixa. É noturno e apresenta elementos tanto masculinos quanto femininos. Capricórnio reina quase absoluto nos assuntos relacionados a ossos, articulações, cabelos, unhas, pele, joelhos, dentes e parte frontal do rosto. Desta forma, os problemas ortopédicos podem sempre chamar atenção de quem tem fator Capricórnio alto. Vale prestar atenção a cáries, osteoporose, luxações, fraturas, doenças cutâneas em geral, além de esclerose em placas, enxaqueca, reumatismos etc. "Em idades muito avançadas, situações com riscos de queda devem ser evitadas ao máximo", pontua o astrólogo.

Aquário (21/1 - 19/2)

Regido pelo elemento ar, revela-se estéril, dual, diurno e com tendência à baixa vitalidade. Aquário tem uma regência forte entre os joelhos e pés – batata da perna, ossos como a tíbia e perônio, por exemplo. Rege ainda partes do corpo com outros signos, como a coluna vertebral (Capricórnio e Leão), sistema nervoso (Gêmeos, entre outros) e circulação sanguínea (Escorpião). Nativos dessa casa ou pessoas com Aquário forte no mapa astral devem se preocupar com doenças circulatórias, varizes, doenças nervosas, toxicidade no sangue, acidentes e lesões nas pernas, entorses e câimbras.

Peixes (20/2 - 20/3)

É representante do elemento água de baixa vitalidade, volátil, úmido, feminino. Liga-se a glândulas, metabolismo, gânglios, sistema linfático, mucos, intestinos e pés. "Peixes rege os líquidos do corpo em geral. Com isso, quando há fator Peixes forte em uma pessoa, os principais problemas a ser encontrados são lesões e doenças nos órgãos e partes do corpo associados a ele, coriza, resfriados, infecções de líquidos linfáticos, obesidade, retenção de líquidos e suor excessivo. Também corre risco de intoxicações, já que Peixes, na astrologia arcaica, era ligado a envenenamento", finaliza Thiago.

Leia também:

Inferno astral: o que muda na sua vida

A flor do seu signo

Compartilhe com seus amigos