As fotos são lindas. O papo é agradável. E tudo flui de tal maneira, que a pessoa baixa a guarda em relação à outra. Mas é preciso atenção: mentiras em sites de relacionamento são comuns.

Há quem faça isso apenas para se tornar mais atrativo ou mesmo para não desapontar o contato ainda na fase da aproximação. Não se pode ignorar, no entanto, que as informações falsas arriscam esconder um perigo maior e, aí, todo cuidado é pouco.

Para não cair em roubada, Júlia Bárány, psicanalista e autora do livro "O Mal Disfarçado de Bem – Manual de Sobrevivência para Vítimas de Psicopata"; Luiz Francisco Jr., psicólogo, life coach e professor da Fadisp; Marina Simas, consultora de relacionamento do site ParPerfeito; Orácio Kuradomi, CEO da Empresários Brasil, especialista em networking; e Yuri Busin, psicólogo e mestre em emoções humanas, apontam pistas que podem indicar se a pessoa do outro lado da tela está contando mentiras em sites de relacionamento.

Mas não precisa se armar e desconfiar de tudo. Busin explica que apenas um sinal num bate-papo não deve ser motivo para sentenciar alguém como mentiroso. "É preciso identificar diversos indícios ao longo das conversas, pois algumas pessoas têm vergonha e mais dificuldade de se expressar, o que pode dificultar o diálogo por meio de aplicativos", exemplifica ele, que também é diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (Casme).

Sinais de atenção

Confira, a seguir, quando acender a luz amarela no bate-papo virtual.

- Publicar fotos de 10 ou 15 anos atrás e se negar a incluir ou enviar imagens recentes.

- Recusar-se a revelar fotos públicas da família ou dos amigos, que são comumente publicadas em redes sociais tradicionais.

- Responder com evasivas a respeito de si mesmo, das origens e de atividades sociais, principalmente se você já compartilhou essas informações com o outro.

- Desaparecer do bate-papo em períodos ou horários específicos do dia, como à noite.

- Ter interesse excessivo por informações detalhadas sobre sua vida. A curiosidade é natural, mas desconfie quando surgirem questões sobre hábitos que não são compartilhados com frequência.

- Levantar uma dúvida, insegurança ou questão a respeito da pessoa e ela parecer magoada ou se dizer incomodada, para que você sinta culpa e não toque mais no assunto.

- Falar coisas diferentes sobre uma mesma situação, em momentos distintos da conversa.

- Não conseguir dar respostas diretas a respeito de algo, dando uma réplica insatisfatória ou ignorando a pergunta.

- Trocar o passado pelo presente enquanto conta algo – como quando a pessoa escreve que fez algo e termina dizendo que faz algo.


Quer saber se sua cidade é um bom lugar para envelhecer? Clique aqui e descubra na pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, feita em parceria com a Fundação Getulio Vargas.


Confie x desconfie

Não se deixe levar pela ansiedade. Quando essa sensação domina o contexto, impede que sinais importantes sejam notados – e as mentiras em sites de relacionamento podem correr soltas. Por isso, mantenha-se alerta e...

- Desconfie quando é bom demais, perfeito demais, deslumbrante demais. Você pode estar sendo alvo de bombardeio amoroso, nome dado à tática adotada por psicopatas, que deixa a vítima deslumbrada para não perceber que está caindo em armadilha. Ainda é comum ele tentar apressar o processo de aproximação e envolvimento, para que a outra pessoa se apaixone antes de questionar algo.

- Duvide de alguém extremamente envolvido e apaixonado, se ainda não houve um contato presencial. Frases marcantes, poesias, atenção e juras de amor virtual podem ser artimanhas de golpes comuns, que chegam a durar meses, com o intuito arrancar dinheiro. O primeiro encontro costuma ser o desfecho da enganação, quando o golpista inventa algo (dinheiro bloqueado ou internação urgente de parente) para receber suporte financeiro.

- Conheça a história da pessoa por meio de um terceiro antes de confiar. Confira o que seu contato diz a respeito de si mesmo por meio de outras fontes de informação – atentando também para que essas pessoas não tenham sido enganadas por ele.

- Acredite na sua intuição. Não tome como “bobagem” aquele aviso inconsciente que lhe diz para tomar cuidado. Se estiver carente demais, é bem possível que ignore tais sinais. Então, antes de se amarrar a alguém, envolva-se profundamente consigo mesmo.

- Compartilhe com pessoas próximas informações sobre esse novo relacionamento. Quem não está envolvido emocionalmente tem mais condições de fazer julgamentos adequados e isentos.

No primeiro encontro

Se você não detectar mentiras em sites de relacionamento e for apostar em um encontro presencial, é preciso tomar algumas precauções. Por mais que a outra pessoa pareça a alma gêmea, a história pode não se desenrolar como esperado. Por isso, da primeira vez que estiverem cara a cara, adote algumas táticas.

- Por mais que exista envolvimento virtual, prefira que o primeiro encontro seja em um local com mais gente.

- Evite aceitar o convite para visitar a casa do contato na primeira vez, pois pode ser uma armadilha para roubos e abusos.

- Desconfie se o lugar escolhido pela pessoa for muito reservado. É possível que ela queira se esconder de conhecidos ou amigos.

- Tenha atenção se o outro ignora perguntas ou finge não ouvi-las.

- Atente para expressões do rosto muito diferentes das apresentadas no discurso, como quando a pessoa sorri ao contar algo triste.

- Tente observar se o contato se contradiz em histórias.

- Note se a pessoa desvia os olhos, muda o tom de voz e sua nas mãos, pois podem ser sinais de que ela está mentindo.

- Fique com um pé atrás ao ouvir histórias ricas em detalhes, que parecem prontas, misturadas com um tom de ansiedade.

Leia também:

Conheça 5 aplicativos e sites de relacionamento

“Conheci meu amor em um site de relacionamento”

Compartilhe com seus amigos