Depois de décadas de união, por que os casais se separam? Essa não é uma pergunta simples e, para respondê-la com precisão, pesquisadores americanos avaliaram pessoas que decidiram pela separação após os 50 anos de idade

Elaborado por professores da Bowling Green State University, nos Estados Unidos, e publicado no periódico científico “The Journals of Gerontology”, o estudo faz a análise de quatro anos de dados norte-americanos. E, acredite, fatores tradicionalmente associados à separação não estão envolvidos no processo.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


“Ao contrário do que esperávamos, o ninho vazio, a aposentadoria e as condições crônicas da esposa ou do marido não estavam relacionados com a probabilidade de divórcio grisalho”, descrevem os professores Susan L. Brown e I-Fen Lin, da Bowling Green State University, responsáveis pelo estudo.

Confira os fatores que impactam na separação.

Falta de companheirismo

Olhe para trás e avalie: o seu relacionamento tem sido nutrido ao longo dos anos? Muitos dos casais que se separam têm como motivo a falta de parceria e companheirismo. Cada um seguiu sua vida e, em algum momento, alguém percebe que não há mais vida comum.

O que se busca em um relacionamento, dizem os pesquisadores, não é alguém que possa somente prover a casa ou realizar tarefas domésticas. Mais do que isso, é preciso que os dois sejam amigos e confidentes.

A parceria deve ser fonte de felicidade, sinalizam os professores Susan L. Brown e I-Fen Lin, da Bowling Green State University. “Se os cônjuges já não obtêm satisfação no casamento, o divórcio é visto como uma solução viável e traz muito menos estigma social do que no passado”, relatam.

Insegurança financeira

“Não é surpresa: muitos casais que se divorciam apontam como razão para o término as disputas por dinheiro. Ter uma abundância na vida financeira significa uma coisa menos para casais lutarem”, destacam Brown e Lin.

As diferenças na forma de gastar, as dívidas e as despesas com moradia, filhos, estudos e lazer podem ter profundo impacto no relacionamento, caso a dupla não saiba chegar a consensos.

Outros casamentos

A biografia de cada parceiro conta: adultos que já se divorciaram uma vez têm probabilidade maior de se separar novamente. Outro estudo dos mesmos autores mostra que a taxa de pode ser 2,5 vezes maior do que a de quem não teve casamentos anteriores. A explicação é que são pares menos estáveis do que os demais.


Compartilhe com seus amigos