Muitos motivos atravancam a convivência de um casal com o passar dos anos: as dificuldades financeiras, os pontos de vista que mudam, o dia a dia que se torna mediano na cama e por aí vai. Mas um dos problemas que mais incomodam é a falta de diálogo – e saber como melhorar a comunicação na vida a dois pode ser decisivo para a longevidade do relacionamento.

Essa é a causa de conflito para 48% das pessoas, segundo levantamento do Instituto do Casal com 708 brasileiros entre abril e junho de 2018. Perde apenas para a falta de organização da casa e dos objetos pessoais (51%) entre os principais motivos de brigas.

Segundo as psicólogas Marina Simas de Lima e Denise Miranda de Figueiredo, coordenadoras do estudo e fundadoras do Instituto do Casal, a cada dia, os casais estão se afastando mais, conversando menos e deixando de dedicar um tempo precioso à relação. Isso afeta a satisfação e a felicidade na vida a dois.


Mas como melhorar a comunicação? O portal do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon conversou com as especialistas Júlia Bárány, psicanalista e mestranda em psicologia transformacional; e Poema Ribeiro, psicoterapeuta e sexóloga da Clínica Poema Ribeiro, que dão oito dicas impedir que a falta de diálogo afete a vida a dois.

  1.  Comunique-se, não apenas verbalmente

Inclua no dia a dia atitudes que demostrem atenção e pequenos favores. A iniciativa de um dos lados desperta a empatia no outro, criando um ciclo de ações positivas na vida em comum.

  1.  Fale, mas também ouça

Expresse com cuidado o que você não gosta e diga o que aprova no outro, mas saiba escutar. A comunicação é uma via de mão dupla. "O ouvir é uma atividade, não uma posição passiva. O ouvir ativo faz parte de uma comunicação eficiente", afirma Júlia.

  1.  Espere a hora certa

Antes de criticar ou irritar-se com algo que o outro fez, respire fundo, conte até 10 e… adie a conversa! "A primeira reação da pessoa frente a um ato agressivo é a de defender-se, não a de ouvir", diz Júlia. Portanto, escolha um horário apropriado e fale o que está incomodando. Só não deixe passar muito tempo para se manifestar, ok?

  1.  Espelhe-se no outro

A atitude do par pode mostrar muito sobre você. Como os outros são nossos espelhos, olhe para si mesmo, colocando-se no lugar da outra pessoa. Observe-se pelo prisma alheio para aprender muito sobre si mesmo. "Você só consegue conhecer realmente alguém quando se conhece. Assim, evitará projetar no outro seus próprios problemas e suas próprias limitações", pontua Júlia.

  1.  Compartilhe pequenos prazeres

Algo prazeroso dividido no dia a dia aumenta a sinergia do casal. Cada um é responsável pela própria felicidade, mas partilhá-la com o parceiro reflete que existe prazer na presença e na companhia do outro. Mais do que isso, sinaliza que existe conexão entre os dois, ponto essencial para um relacionamento de verdade.

  1.  Diga com clareza

O que não é dito de forma nítida (e se espera ser subentendido nas entrelinhas) é suficiente para abalar muitas relações. "Somente quando um dos parceiros deixa de lado essa crença de que, com os sinais emitidos, o outro vai entender claramente, a comunicação pode ser melhorada", frisa Poema. Se for difícil implementar a prática no dia a dia, eleja uma data por mês e, frente a frente, façam um relato das questões que incomodam, mas também falem das alegrias e das pequenas coisas que formam o cotidiano, dando ao outro a chance de perceber o que acontece de bom e de ruim.

  1.  Faça as pazes antes de dormir

Se o mal-estar, a mágoa e a raiva são levados para o sono, vão se multiplicar e afetar não só a saúde do relacionamento, mas também a das pessoas, já que boa parte das nossas doenças é causada por problemas emocionais e psicológicos.

  1.  Renove os votos

Adotar tal prática anualmente faz com que o casal pare e avalie como está a relação. Para os votos, coloque no papel desejos e críticas, o que permite ao outro entender claramente coisas que, às vezes, passam sem a devida atenção no cotidiano.

Leia também:

Laser vaginal promete resolver o desconforto do sexo na menopausa

Sexo faz bem para a memória de quem tem mais de 50 anos

Compartilhe com seus amigos