Verão no auge, termômetros elevados quase em tempo integral e aquela sensação desconfortável de que está quente demais. Quem não passa o dia sob o alívio de um ar-condicionado sofre com o calor excessivo. Por isso, a alternativa é adotar alguns truques práticos para resfriar a casa e torná-la um ambiente um pouco mais agradável.
Agora que você está passando mais tempo em casa, pode perceber que os riscos de acidentes estão por todos os lados. Não dê mole! Garanta aqui o seu seguro e tenha cobertura financeira em casos de lesões.
Conversamos com as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura, de São Paulo; e Letícia Monteiro, da LMN Interiores, além da paisagista Rayra Lira, da JLira Green Life, ambas do Rio de Janeiro, que dão dicas do que pode ser feito para amenizar a sensação de calor dentro de casa.
10 ideias/dicas/truques para resfriar a casa
1. Dê preferência para cores neutras
Tonalidades claras são mais indicadas para o interior de um imóvel, pois permitem arejar e iluminar os cômodos, sem reter o calor. "Tons claros, como branco e bege, por exemplo, fazem os ambientes parecerem maiores e, também, refletem melhor a iluminação natural e artificial. Servem como rebatedores da luz, espalhando melhor a claridade", explica Danielle. Ao contrário, cores escuras absorvem o calor e deixam o ambiente mais quente.
2. Opte pelo LED
É fato: luzes artificiais aquecem o ambiente. Quando a luz natural é insuficiente e o cômodo precisa ser iluminado, o melhor é optar por lâmpadas de LED, que esquentam menos – além de ter vida útil maior que as tradicionais e consumir menor quantidade de energia. As fluorescentes compactas também são bem-vindas, pois pouco esquentam, graças ao reator que trazem em sua estrutura.
3. Adote um ventilador de teto
O aparelho ajuda a diminuir a temperatura do ambiente, sem que seja necessário abrir mão da iluminação artificial.
Crédito: Apple Kullathida/Shutterstock
4. Prefira algodão e linho como revestimentos
Em vez de sofás e almofadas com cobertura sintética, escolha tecidos naturais para cobrir, sobretudo algodão e linho. "São muito mais gostosos ao toque, especialmente no calor. Em contato com a pele, são mais macios e mais convidativos, bem diferentes da cobertura sintética, que dá a sensação de que o corpo meio que 'cola' no revestimento", comenta Paula.
5. Invista em persiana com tela solar
Trata-se de um tecido térmico que ajuda a filtrar raios ultravioletas – e, assim, reduz o calor de qualquer ambiente. "A tela solar é a opção que barra a entrada de luz e alguns modelos bloqueiam também a entrada de calor, deixando o ambiente mais fresco, mais gostoso", diz Paula. A versão rolô ainda é prática para manutenção, pois é fácil de ser retirada e limpa (com um pano levemente umedecido).
6. Desligue os aparelhos eletrônicos
Todos os equipamentos elétricos que não estejam sendo usados devem ser desligados, principalmente a TV, que libera bastante calor e aquece o ambiente.
7. Feche janelas e cortinas
Calma, não são todas – apenas as que recebem a maior incidência do sol. Assim, diminui-se a exposição direta dos raios solares dentro do ambiente. Enquanto isso, as demais ventanas devem ser mantidas abertas, para o ar circular por todos os cantos.
Da mesma maneira, manter as cortinas e persianas fechadas durante o dia e abertas à noite faz diminuir o ar quente que circula no período do sol e aumentar o frescor noturno.
8. Abra as portas à noite
Mantenha todas as portas internas abertas no período noturno, permitindo que o ar circule pela residência.
9. Use roupas de cama mais leves
Escolha tecidos como algodão para lençóis e travesseiros, que "respiram" melhor e não retêm o calor.
10. Tenha plantas e flores dentro de casa
Elas absorvem gases tóxicos e auxiliam no controle da umidade, deixando o clima mais refrescante. Entre as mais indicadas estão: jiboia, lírio-da-paz, maranta, costela-de-adão, pleomele, árvore da felicidade, além de begônia, azaleia, calandiva, kalanchoe, orquídea, antúrio, tulipa, gérbera, helicônio, tulipa e estrelízia.
Leia Mais:
Cuidados com a casa podem afetar sua saúde; saiba como minimizar o problema
Dor nas costas é efeito colateral do home office e do homeschooling