A vida, às vezes, pode ser bem rude e dar rasteiras que fazem qualquer pessoa desanimar. Nessas horas, lamentar parece ser um alívio paliativo, quase um calmante imediato. Mas quando as reclamações desequilibram a balança do bom-senso, é hora de uma autoanálise para avaliar se você não se transformou em uma pessoa negativa demais. Se a resposta for "sim", saiba que há maneiras eficientes de mudar o quadro.

Indivíduos negativos podem adotar tal postura como forma de proteção ou por dificuldade de lidar com frustrações, observa o psicólogo Yuri Busin, diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (Casme). "Estão sempre preparados para o pior e nunca se frustram com o que dá errado. E se algo der certo, às vezes não aceitam que funcionou, continuam a criticar e nem se permitem sentir-se bem", ilustra.

Mas esse comportamento tem consequências. Quem só vê o lado ruim de tudo dificilmente consegue "ir além", desistindo diante dos empecilhos e colocando sempre a culpa no mundo. "Será alguém que deixará as oportunidades passarem por não acreditar no futuro", diz Busin. Sem contar que é bem provável que uma pessoa negativa, mesmo sem querer, afaste familiares, amigos e colegas.

"Cultivar pensamentos negativos leva ao adoecimento"

"Diversos estudos comprovam que cultivar pensamentos negativos leva ao adoecimento", sinaliza a psicóloga Juliana Orrico. De acordo com a especialista, se um indivíduo costuma se lamentar pelas coisas que acontecem com ele, a tendência é focar toda atenção nos aspectos ruins da vida.

Qualquer problema vai se transformar em uma grande catástrofe. "Nessas horas, quando reagimos às situações que surgem no dia a dia, emoções negativas – como medo – comandam nossos pensamentos e nossa ações", argumenta Orrico. O resultado é o surgimento de estresse crônico, que precisa ser tratado.

A seguir, Busin e Orrico ensinam maneiras para deixar de ser uma pessoa negativa.

  1. Todas as noites, reflita sobre as situações boas e prazerosas que aconteceram durante o dia. Coloque na conta mesmo as mais simples, como um café saboroso ou um "olá" de alguém querido. Essa reflexão faz perceber que tudo pode ter outra perspectiva, quando se olha para o lado positivo em vez de se prender ao que dá errado.
  2. Mude as perguntas que faz para você mesmo. Questione-se no que pode evoluir, o que está ao seu alcance para ser feito, onde quer chegar. Diante das respostas, parta para a ação. Se for o caso, converse com outras pessoas e procure profissionais que possam lhe ajudar a deixar de ser uma pessoa negativa, em vez de se lamentar por não conseguir concretizar as mudanças.
  3. Reserve um tempo só para você, sem filhos, marido, colegas… Dedique-se a algo que traga prazer, como praticar um esporte, ler um livro ou dançar. Mesmo que seja apenas uma vez por semana, será um tempo só seu. Isso vai lhe ajudar a organizar as ideias e trará mais energia para realizar as tarefas.
  4. Crie o hábito de, todos os dias, ao chegar em casa do trabalho, tomar um banho sentindo o perfume do seu sabonete preferido, preferencialmente escutando uma música que acalme a alma. Isso ajuda a notar pequenos prazeres do dia a dia e funciona como um presente para si mesmo.
  5. Recicle seus pensamentos e suas ideias. Limpe o "lixo mental" que se acumulou com o tempo e que gera pensamentos negativos automáticos. Vai notar que, tão logo essa limpeza ocorra, será mais fácil detectar o que realmente importa e merece alimentar suas ideias.
  6. Quebre a inércia. Diante do hábito de enxergar a vida pelo ângulo negativo, tente mudar o foco, alterando a forma de pensar e encarar as situações. Pode ser difícil. Então insista nessa tarefa.
  7. Pratique o chamado mindfulness, ou seja, busque ter atenção plena no presente, sem rememorar situações negativas do passado ou ficar com medo do futuro.

Importante: muitas vezes, se o negativismo aparecer repentinamente e isso não coincidir com o perfil da pessoa, pode ser decorrente de algum fator maior, como depressão ou outro transtorno psicológico. Nesse caso, vale buscar ajuda e informações com profissionais especializados.

Leia também:

11 segredos para fazer novas amizades e viver mais

Saiba quando casar de novo com ex pode dar certo

Compartilhe com seus amigos