Responsável, desde 2000, por ditar as cores que vão dominar o mercado da moda e de decoração a cada ano, a Pantone divulgou ontem a Cor do Ano para 2018: o Ultra Violet (18-3838). O tom púrpura, derivado da combinação entre o azul e o vermelho, vem para substituir o verde “Greeney”, que regeu o ano de 2017 e representava a esperança e a proximidade com a natureza. Antes disso, em 2016, a marca elegeu o Rose Quartz.

Segundo nota no site da companhia, a cor é complexa e contemplativa e sugere os mistérios do cosmos, a vontade de saber o que está adiante e as descobertas além do que somos agora. “O vasto e sem limite céu da noite é um símbolo do que é possível e continua a inspirar o desejo de conquistar um mundo além do nosso”, informou a Pantone. A empresa descreve a cor escolhida como um tom dramático, provocativo e pensativo de roxo, que fala sobre originalidade, ingenuidade e pensamentos visionários que nos levam para o futuro.

Alguns artistas como Prince, David Bowie e Jimmi Hendrix já faziam uso da tonalidade como expressão de criatividade e individualidade. Misticismo e espiritualidade também fazem parte do imaginário do Ultra Violeta, além de um estado de atenção plena.

“O vasto e sem limite céu da noite é um símbolo do que é possível e continua a inspirar o desejo de conquistar um mundo além do nosso”

“A Cor do Ano da Pantone passou a significar muito mais que uma tendência derivada do mundo do design. É verdadeiramente um reflexo do que é necessário no nosso mundo hoje”, declarou Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.

“Esta é também a mais complexa de todas as cores, porque leva dois tons que são diametricalmente opostos – o azul e o vermelho – e junta os dois para criar algo novo“, acrescentou a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman.

Esta não é a primeira vez que a Pantone elege o tom púrpura como Cor do Ano. Em 2014, a tendência apontada pela companhia foi o Radiant Orchid (18-3224), um tom de lilás com nuances mais rosadas.

Compartilhe com seus amigos