Tempo e Música, um elo indissolúvel

"O que é a Música prá você?". "E o Tempo?". Estas são as duas últimas perguntas que o músico Léo Gandelman sempre faz aos seus convidados do programa "Vamos Tocar" do Canal BIS. Cantores e cantoras, compositores e compositoras, músicos em geral, todos respondem baseados em suas experiências de vida. Esse mote me fez pensar muito nesse elo indissolúvel entre Música e Tempo. As combinações entre as notas musicais tendem ao infinito. O Tempo é o Infinito. A maioria dos seres humanos se relaciona com a Música, com as sensações que ela nos permite e com sua amplitude. Todos os seres humanos se submetem ao Tempo, onipresente, avassalador e voraz.

O Tempo urge. O Tempo ruge feito um leão faminto que devora a todo momento nossos segundos, nossos minutos, que faz com que as nossas horas sejam rarefeitas, quase pó, quase o silêncio daquilo que já não nos pertence.

Por que será que todos nós temos a sensação que o Tempo está passando cada vez mais rápido? É o mundo maluco que nos deixa sem bússola, com todos os relógios avariados? Ou há um complô secreto entre todos os cientistas do mundo que já sabem que o trem do Tempo descarrilou e segue em desabalada carreira para o fim de tudo?

Se pudéssemos estar conectados a todo o momento com o Imponderável, o Deus senhor do Tempo, talvez conseguíssemos ter respostas mais profundas para as razões de estarmos neste mundo. E se pensássemos com mais atenção na indissolubilidade entre Música e Tempo? Seria um caminho? Um atalho para outros vôos maiores? Vamos tentar?

A Música Brasileira tem "infinitas" canções sobre o Tempo. Escolhi 7 canções bem significativas que remetem ao Tempo, à saudade do passado, à saudade da ilusão do futuro que queremos encontrar e à saudade do presente que imaginávamos ter hoje e não temos.

Oração ao tempo - Caetano Veloso

Se tivéssemos que escolher as dez ou mesmo cinco melhores canções brasileiras sobre o Tempo, "Oração ao Tempo" de Caetano Veloso estaria entre elas. Esta canção presente no álbum "Cinema Transcendental", de 1979, tem uma excepcional letra com 10 estrofes de 5 versos (5 linhas) cada, sendo que o terceiro e o quinto verso de cada estrofe é sempre "Tempo Tempo Tempo Tempo" ("Que sejas ainda mais vivo / No som do meu estribilho / Tempo Tempo Tempo Tempo / Ouve bem o que te digo / Tempo Tempo Tempo Tempo"). O arranjo simples e minimalista realça a beleza do poema.

 Resposta ao Tempo - Nana Caymmi


A lindíssima canção "Resposta ao Tempo" de Cristóvão Bastos e Aldir Blanc está presente no disco homônimo de Nana Caymmi, gravado em 1998. Foi a primeira gravação da música que chegou a figurar com destaque na programação das rádios devido à exposição diária na minissérie "Hilda Furacão" da Rede Globo. Nana Caymmi, quem diria, uma cantora sofisticada e exuberante, finalmente "tocava" nas rádios populares! A magnífica letra do craque Aldir Blanc narra um hipotético encontro entre o Tempo e uma mulher. Com certeza estaria na lista das cinco melhores canções sobre o tema que eu resolvi "inventar" aí em cima...

Futuros Amantes - Chico Buarque

A canção "Futuros Amantes", composta e interpretada por Chico Buarque, está originalmente no disco "ParaTodos", de 1993. Posteriormente Chico a gravou diversas vezes nos CD's e DVD's de seus shows pois é uma das preferidas pelo público. Canção maravilhosa que fala sobre o Amor e o Tempo, sobre o Amor no Tempo. Nem preciso dizer que está na lista das melhores canções sobre o tema. E nem preciso dizer mais nada. Deixo ao Chico, no belo vídeo anexo, a explicação sobre a sua inspiração quando a compôs.

O Inverno do meu Tempo - Eliseth Cardoso


A canção de Cartola e Roberto Nascimento remete ao passado de uma vida que atinge o seu inverno, a sua idade longeva. Embora melancólica, "O inverno do meu tempo" é uma canção feliz de alguém que segue seu caminho em paz e ciente que, apesar das dificuldades, plantou o bem por onde passou. A Divina Eliseth Cardoso, a maior de todas as cantoras, a reveste de inegável brilho e habitual grandeza. É de arrepiar...

Tempo Sem Tempo - José Miguel Wisnik

Paulista de São Vicente, José Miguel Wisnik é músico, compositor, ensaísta, escritor, professor de Literatura Brasileira na USP e doutor em Teoria Literária. "Faz de um tudo", como se diz no interior. E fez essa canção sobre o Tempo em parceria com Jorge Mautner, carioca, também um típico "faz de um tudo" da música e literatura brasileiras. "Tempo sem Tempo" foi gravada em 2003 no disco "Pérolas aos poucos". Reflexiva, profunda, divaga sobre o Tempo com maestria e beleza ("o tempo dá voltas e curvas / o tempo tem revoltas absurdas / ele é e não é ao mesmo tempo"). Vai para a tal lista...
 

O Vento e o Tempo - Almir Sater


Almir Sater, matogrossense de Campo Grande, grande violeiro, cantor e compositor, fala do futuro com traços de amargura e desesperança em "O Vento e o Tempo" do disco "Caminhos me Levem", de 1997. De título sugestivo, a canção inverte o foco no passado que o clássico "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo contemplava para mirar no futuro milênio que se avizinhava em 1997. Já são passados 20 anos desde então mas, como diz a letra, "por mais que tente / não entendo / todo mundo enlouquecendo / quem é que está com a razão?". Bingo!

Na Embolada do Tempo - Alceu Valença


Um dos temas recorrentes na obra musical de Alceu Valença, o Tempo aparece novamente nesta deliciosa embolada, "Embolada do Tempo", presente em seu disco homônimo de 2004. "É um dos marcos da minha carreira", diz Alceu sobre o disco. E continua: "É um disco moderno, um leque aberto da MPB com a vitalidade de um álbum ao vivo". E é verdade: "Embolada do Tempo" é uma das canções que fecham seus shows com todo o vigor e pauleira e, portanto, fechará estas notas também inquietas sobre o Tempo.

Compartilhe com seus amigos