A sempre linda Vera Fischer revelou recentemente em seu perfil do Instagram a coleção de produtos de beleza que não abre mão no dia a dia, bem como suas dicas de cuidados especiais. "Se nós não nos cuidarmos, quem cuidará? A beleza não dá em árvores, não cai do céu e milagres não existem", argumentou a atriz de 67 anos.

Em sua postagem, a ex-modelo defendeu a importância de todo mundo reservar um tempinho para cuidar de si mesmo. No quesito beleza, um dos segredos revelados pela diva é, nas palavras dela, "nunca, em hipótese nenhuma", dormir com maquiagem.  "Posso estar hiper-super cansada, morta, mas tiro a make. Porque maltrata a pele. Envelhece. Tentem fazer isso também. Juro que vale a pena", postou.

Cuidar da pele é essencial

Dona de uma beleza invejável, Vera Fischer está certíssima em garantir esse carinho pessoal ao rosto. Como lembra a dermatologista Mônica Fialho, da clínica Barra Skin, a pele madura apresenta um conjunto de alterações que caracteriza o envelhecimento da cútis, como rugas, manchas, perda de contorno facial e, muitas vezes, ar de cansaço.

"Acontecem em maior ou menor grau, dependendo da genética, do tom da pele e dos cuidados que a pessoa tem ao longo dos anos. Na derme, o envelhecimento pode se traduzir em perda da hidratação e da elasticidade e isso deve ser observado com o uso de maquiagem", diz.

Vale lembrar que desidratação, ressecamento e diminuição das fibras elásticas e de colágeno começam a se manifestar a partir dos 25 anos de idade e se agravam após a menopausa. 

A limpeza deve ser diária

Antes do uso de qualquer maquiagem, cabe uma rotina de higiene diária da pele – o que deve também se repetir à noite, quase na hora de ir para a cama. Isso inclui sabonetes faciais, loções, cremes, séruns e filtro solar, no mínimo.

A dermatologista Fabiana Seidl salienta que a limpeza da pele é fundamental para a retirada de resíduos – de filtro solar, maquiagem, impurezas que normalmente se acumulam no rosto.

"Se não for feita, há um aumento na produção de radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento. Além disso, resíduos de produtos na pele podem acarretar problemas como acne, poros dilatados, pele opaca e ressecada, somados ao risco de desencadear reações alérgicas", frisa.

O primeiro passo, diz Fabiana, é fazer essa limpeza com um sabonete específico, que não agrida a pele, e aplicar uma solução micelar com algodão. Após essa etapa, é importante usar um sérum antioxidante à base de vitamina C e E, que ajuda a combater o fotoenvelhecimento e garante mais luminosidade, além de uniformizar o tom da pele.

"O próximo passo é hidratar com produtos que contenham ácido hialurônico e vitamina B5, o que é importantíssimo para esse tipo de pele, que sofre com o ressecamento causado pelas alterações hormonais", acrescenta.

Na parte da manhã, a preparação da pele deve incluir o filtro solar para prevenir o fotoenvelhecimento e proteger contra o câncer de pele. Alternativa boa, nessas horas, é optar pelas versões com cor, que trazem praticidade à make do dia a dia.

Como escolher o produto certo

Mais do que preparar a cútis adequadamente, é bem importante usar produtos condizentes com o tipo da sua derme.

"Peles maduras tendem a ser ressecadas e finas, resultado de uma renovação celular lenta e de uma produção menor das glândulas sebáceas e sudoríparas. Isso faz com que as linhas fiquem mais aparentes e a maquiagem, mais marcada", comenta Josi Helena, maquiadora, cabeleireira e graduanda em estética e cosmetologia.

Vera Fischer

Crédito: Reprodução Instagram@verafischeroficial

Por isso, na hora da compra, ela indica produtos cremosos, que devem ser usados em pequena quantidade. "Eles acompanham melhor os movimentos do rosto, sem vincar nas linhas", observa.

A expert em make acredita que as bases fluidas e hidratantes são melhores para a pele madura. "Não vão buscar a água na pele para se estabilizarem, evitando, assim, o efeito craquelado", esclarece.

Vera Fischer: tirar make é obrigatório

Segundo Vera Fischer, retirar a maquiagem no fim do dia é essencial. "Recomendo que seja feita inicialmente com lenço umedecido, seguido de demaquilante. Para a região dos olhos é muito importante usar produto específico", observa Mônica Fialho. Dermatologistas, aliás, podem indicar os melhores itens para cada tipo de pele.

Mas não basta só tirar a maquiagem. É importante lavar o rosto com sabonete adequado ao tipo de derme individual e, por fim, hidratá-la com creme compatível, também indicado por profissionais.

Hidratação também influencia – e muito!

Devolver água para a pele é essencial para amenizar as linhas e ajudar na fixação e durabilidade da maquiagem, como lembra a maquiadora Josi Helena.

Assim, hidratantes mais densos, concentrados em ácidos graxos, são os mais indicados. "Mas nenhum cosmético vai hidratar a pele de fora para dentro, como faz um bom copo de água de dentro para fora", opina.

Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, reforça que, apesar de ser um cuidado básico, a hidratação é essencial para a pele do rosto.

Além disso, a proteção solar é bastante importante. "Sem dúvida são hábitos que trazem maior impacto para combater o envelhecimento da pele madura", avalia.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: