De patinho feio, que ninguém queria ouvir falar, os óculos – de grau ou escuros – ganharam status de acessório indispensável. Seja para proteger os olhos dos raios UV, seja para corrigir a visão, eles passaram a ser item de estilo, que ajudam a compor o look.

Mas quem vai comprar uma armação sabe que a tarefa requer tempo. A que está em exposição pode ser linda na vitrine e não cair tão bem assim no rosto. A cor pode não combinar com o tom da pele. Ou o formato não ter nada a ver com o estilo pessoal.

Há fórmulas que consideram o formato do rosto e ajudam os marinheiros de primeira viagem a selecionar com mais assertividade (leia no quadro abaixo). As únicas regras para fazer a compra perfeita são:

1.Evitar modelos que se movem ao sorrir.

2.Excluir da lista os aros que tocam as maçãs do rosto, pois podem marcar a pele

3.Priorizar uma armação em que os olhos estejam no centro das lentes, para ter mais conforto.

4.Descartar o que não se encaixa perfeitamente no nariz – a armação não deve apertar.

Marcel Gignon, gerente de design da Chilli Beans, dá a quinta recomendação: “O que importa é o cliente se sentir bem e confortável com os óculos que ele queira usar”. E completa: “Se hoje eu estou despojado e quero usar um óculos grande e com cor, não me impede de amanhã eu estar mais clássico e querer usar um mais comportado e sóbrio. Use de acordo com o seu estado de espírito e seja feliz”.

Apesar de não se basear em padrões de formatos e cores por tipo de rosto, Gignon orienta a comprar armações com tonalidades que contrastam com a da pele. “Acabam ficando mais bonitas”, sinaliza.

Segundo ele, o modelo-curinga é um inteiro na cor preta, independentemente do formato – pode ser aviador, gatinho, redondo ou quadrado. “Sendo do seu estilo e inteiro na cor preta – tanto a armação, quanto as lentes, pode ter certeza que você estará sempre bem vestido.” Alguns famosos e seus óculos para inspirar:

Morgan Freeman

Meryl Streep

Tom Cruise

Susan Sarandon

Sean Penn

Compartilhe com seus amigos