Living Coral será a cor de Pantone 2019. De acordo com a empresa, responsável por ditar as cores que vão dominar o mercado de moda e decoração todos os anos, trata-se de uma cor calorosa, acolhedora, versátil e reafirma a vida. “É o alimento emocional. É um grande abraço”, declarou o vice-presidente da empresa, Laurie Pressman.

Pantone 2019 Living Coral

Desde 2000, os membros do Pantone Color Institute se reúnem para ditar a cor do ano, uma escolha que vai influenciar diversas áreas de design da moda. O Coral Living (PANTONE 16-1546) chega para substituir o Ultra Violet (18-3838), um tom púrpura, derivado da combinação entre o azul e o vermelho, que sugeria os mistérios do Cosmos. Em 2017, a cor escolhida foi o verde “Greeney”, que representava a esperança e a proximidade com a natureza.


Antes mesmo do anúncio da cor de 2019, o Living Coral já andava rondando o público da moda, com aparições na semana de moda de Nova York e até mesmo no novo modelo da Apple: o iPhone XR.

“Desde o design ao papel de parede”, destaca a consultora de moda Sabrina Corrêa. “Na verdade, tudo em relação à arquitetura e design se fala e leva em consideração essa escolha, que também pode ser baseada em arte, cinema e até mesmo num artista em evidência”.

Pantone 2019 Living Coral

Sabrina conta que essa cor fez muito sucesso nos anos 1950 e 1960, presente nos automóveis e nos acessórios da moda. “Depois do universo cósmico do Ultra Violet, de 2018, a Pantone mergulhou no fundo do mar e trouxe esse tom suave, vibrante, quente, relacionada aos corais, que dão abrigo à vida marinha”.


O Instituto de Longevidade oferece cursos de requalificação gratuitos para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui e saiba mais.


Ela pontua que é importante entender que a escolha da cor está sempre relacionada à atualidade. Para Sabrina, trata-se de uma reação mais humanizada ao ataque tecnológico digital tão presente nos dias de hoje. “Pra gente deixar de ver um pouco a vida online e olhar mais as cores que alimentam, que trazem conforto, que nos fazem sentir bem. É isso que a Pantone quer: trazer uma sensação energizante com essa cor”, garante.

Pantone 2019 Living Coral

A consultora segue afirmando que se trata de algo muito mais abrangente, como uma reflexão sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta e para onde estamos caminhando. E lembra que alguns sites já se referem ao tema enfatizando o movimento de não se usar mais canudos, com uma pegada de reciclagem, sobre a importância de parar, de pensar, de olhar para a natureza, da introspecção. “É uma cor vibrante, uma cor alegre. É isso que eles querem passar nesse momento em que o mundo está tão confuso”, comenta.


Que peças não podem faltar no seu guarda-roupa para 2019?

“Mais do que nunca, numa época em que as pessoas refletem se precisam de uma roupa, em como ela é feita, se ela precisa ser nova ou não, reflexões que antes não eram feitas, é importante a gente investir em peças versáteis e atemporais”, explica Sabrina.

Pantone 2019 Living Coral

Para ela, a escolha tem que ir muito além da modelagem, algo que imprima seu estilo e sua personalidade. “Não adianta agora falar que as saias plissadas ficam incríveis, se você realmente não se sente segura e confortável com essa peça”, desmistifica. “Eu, particularmente, acredito que um macacão é um item prático no guarda-roupa, confortável, fácil de combinar”, recomenda.

Sabrina também aposta nas camisetas, as ‘t-shirts’, que a estilista da Dior, Maria Grazia Chiuri, trouxe na última coleção e que, em sua opinião, conquistaram o mundo da moda.

Pantone 2019 Living Coral

As camisetas também podem trazer frases, não necessariamente feministas, que estão tão em evidência, mas de impacto, que reproduzam e falem um pouco do seu humor do dia, do seu pensamento ou daquilo que você acredita. “Gosto dessa ideia do ‘hi-low’, de misturar uma camiseta com uma peça mais importante, com uma saia plissada, os ‘mids’ continuam muito fortes [peças de comprimento médio, no meio da canela]. Até a camiseta dentro de um terno para dar uma desencaretada na peça”.

Sabrina define a Living Coral como uma cor forte, mas que pode ser usada por pessoas com um estilo mais básico. “É uma cor democrática, que pode ser usada num ‘total look’, combinando com as cores neutras, ou aparecer numa terceira peça, como um colete, uma jaqueta ou até mesmo um ponto de luz”.

Pantone 2019 Living Coral

No mercado, a expectativa é muito grande em cima dessa cor e as grifes já começaram a desenvolver maquiagens e coleções com esse tom. “É uma cor feliz e que tem tudo para dar certo”, aposta Sabrina.


Pantone 2019: acessórios e peças

Na opinião da consultora de moda, vale abusar dos acessórios, sim!

Pantone 2019 Living Coral

“Os acessórios estão vindo muito fortes no pink, no neon e no coral. Você poder colocar uma sandália ou até pulseiras, um brinco interessante. A cor pode aparecer só como um ponto de luz”, ensina.

“Gosto também de usá-la pensando no círculo cromático, usando com as cores análogas, até fazendo um ‘ton sur ton’. Você pode começar aos poucos nos acessórios e ir evoluindo, uma pashmina no tom ou um sapato são bem-vindos”, aponta Sabrina.

Pantone 2019 Living Coral

Compartilhe com seus amigos