Menos é mais. Esse é o lema da maquiadora Viviane Mancini, especializada em peles maduras. Segundo ela, o segredo é preparar bem a pele e evitar exageros nos passos seguintes. Também é essencial saber escolher os produtos.

Recentemente, no LAB60+ 2016, ela ensinou vários truques de como potencializar os pontos fortes de cada rosto. Enquanto ia demonstrando o que dizia na modelo Silvana Pisani, 63, Viviane enfatizou que o ritual deve começar, como acontece em qualquer tipo de pele, com a limpeza e a tonificação.

Em seguida, ensina, é a vez da hidratação. Ela recomenda o uso de um hidratante com filtro solar, durante o dia e à noite, já que a luz artificial também emite raios que podem ser prejudiciais à pele.

peles maduras

 Viviane Mancini, maquiadora especializada em peles maduras; Crédito: Emília Ferraz

Segundo ela, no caso da pele madura, o mais importante de tudo é investir na fundação, para que a pele fique o mais homogênea possível. Para fechar os poros e dar um ar acetinado à pele, o primeiro passo é aplicar um primer, de preferência com efeito lifting, que ajuda a tensionar a pele e melhorar seu aspecto.

"Achei bem interessante, ela conseguiu passar muita informação; as pessoas ainda têm várias dúvidas", elogiou Maura Ianelli, 60, que gosta de maquiagem, lê sobre o assunto e já fez vários cursos.

Claudia Rodrigues Alves, 74, conta que não estava no LAB60+ para assistir à oficina de maquiagem, mas acabou "caindo" na sala e adorou. "Gostei da dica de colocar o gel por baixo da sombra [primer de olho], para fixar mais; eu nem sabia que isso existia!"

peles maduras

 Viviane Mancini em workshop de maquiagem no LAB60+; Crédito: Emília Ferraz

Silvana Pisani, a modelo da oficina, gostou especialmente da dica sobre o local adequado para aplicar o blush [com o dedo, localize o osso abaixo da maçã do rosto]. "Fiquei feliz, todo mundo elogiou o resultado final", disse.

Muito ligada aos avós, a maquiadora Viviane Mancini conta que sempre gostou de trabalhar com a área da longevidade e que, por isso, tornou-se especialista em pele madura e passou a ministrar cursos de maquiagem para esse nicho.

"Também gosto do desafio; a pele jovem é muito fácil de maquiar", afirma. O feedback de suas alunas, segundo ela, inclui depoimentos de transformações internas. "Eu coloco a maquiagem com um momento de amor por si", finaliza ela.



6 dicas para um melhor resultado

  1. Não exagere na quantidade de maquiagem, pois o excesso de produtos pode acentuar as linhas de expressão.
  2. Com a idade, a pele vai ficando opaca, sem brilho, desidratada, o que dificulta a fixação da maquiagem. Por isso é importante hidratar. Não deixe de observar se o produto é adequado para o seu tipo de pele: normal a seca ou mista a oleosa.
  3. Os cremes, a base e o primer são produtos que, utilizados corretamente, fazem toda a diferença na maquiagem. O primer ideal para a pele madura é o à base de silicone. Ele devolve o brilho e fixa a maquiagem, diminuindo os poros abertos e tornando a pele mais lisa e homogênea.
  4. Produtos líquidos são os preferidos da pele madura são os líquidos, embora deva-se ter cuidado com as sombras, pois sua textura fina pode craquelar. A base e os corretivos líquidos têm absorção rápida e eficaz, deixando-a com aparência natural.
  5. Não é todo mundo que usa pó, mas, se for usar, prefira o solto, pois o pó compacto realça mais as rugas.
  6. Pincéis são acessórios indispensáveis. Eles ajudam a depositar o produto sobre a pele, e não esfregar.  Os de cerdas sintéticas absorvem menos os produtos para si e, de uma maneira muito sutil, depositam na pele a quantidade ideal'. A aparência fica leve e natural. O pincel duo fiber (com dois tipos de cerda) espalha muito bem.
Compartilhe com seus amigos