Cabelo ressecado, retenção de líquidos, ruguinhas indesejadas e pele manchada não precisam ser motivos para você se sentir mal na frente do espelho. Alguns truques caseiros – fáceis, práticos e baratos – ajudam bastante a minimizar os efeitos indesejados no corpo. Revelamos alguns deles.

  1. Fim do cabelo ressecado

Uma alternativa para mulheres que sofrem com fios secos é a hidratação com óleo de coco. "É altamente hidratante", afirma a dermatologista Carla Vidal, que ensina: "Aplique uma quantidade generosa apenas na extensão dos fios (e nunca no couro cabeludo). Faça uma trança e durma com o produto". No dia seguinte, é só lavar o cabelo normalmente. 

  1. Poros abertos para rotina de beleza

Toda manhã, invista em uma massagem facial para estimular a circulação sanguínea e abrir os poros. "É ideal fazer antes dos cuidados diários com a pele", ensina Monica Batista, biomédica especialista em biomedicina estética. Com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares. "Comece pelo queixo, seguindo até as orelhas. Suba até as maçãs do rosto e, depois, para a testa", indica. Na sequência, invista em uma esfoliação facial (clique aqui para saber mais).

  1. Automassagem para drenar líquidos

Monica Batista também recomenda uma automassagem no abdômen que ajuda na redução da retenção de líquido, queima gordura e modela a pele – além de promover relaxamento e bem-estar. Pode ser feita com óleos ou mesmo com cremes redutores de medidas. "Deitada, comece a fazer movimentos de cima para baixo, atingindo toda a extensão da barriga, inclusive as laterais", explica. 

  1. Pepino para evitar rugas

Sempre que a funcionária pública Marlyn Freitas descasca pepinos para uma refeição, aproveita para passar a casca retirada no rosto, pescoço e área dos olhos. "É para evitar rugas", conta. O truque é fácil, fácil: basta esperar alguns minutinhos para a "gosminha" do vegetal agir e, depois, lavar com água fria. 

  1. Reduzindo a queda dos fios

Massagear a cabeça também é ótimo para ativar a circulação, o que reduz as chances de queda de cabelo. "Faça círculos com a ponta dos dedos do topo da cabeça até a base do crânio. Depois, puxe delicadamente o cabelo entrelaçando os dedos nos fios", detalha a biomédica Monica Batista. A massagem pode ser feita durante o banho. 

  1. Água de arroz para clarear a pele

Marlyn Freitas ainda adota outro truque bem simples para os cuidados com a pele: é só deixar o arroz de molho por cerca de 30 minutos – ou até o líquido ficar bem branquinho – e passar a água na face. "Uso no rosto, para amaciar e clarear a pele", revela. 

  1. Produtos antigos indispensáveis

A jornalista Bete Monta inclui produtos supertradicionais na rotina de beleza. "Passar óleo Johnson's com açúcar em todo o corpo, esfregando com a mão, ajuda a renovar a pele. Depois, é só tirar no banho. E pode usar no rosto também", diz. Outra dica dela é adotar o Leite de Rosas para limpeza de pele. "É só aplicar com algodão. Barato e eficiente", comenta. 

Compartilhe com seus amigos