Lar, doce lar. O lugar que deveria ser um ambiente de conforto e proteção é, muitas vezes, um local repleto de armadilhas para quem tem mais de 60 anos. E há um ponto em que esses perigos todos se concentram: nos revestimentos.

Basta se lembrar de quantas histórias você já ouviu até hoje sobre quedas e escorregões dentro de casa. O piso molhado depois do banho, o taco que soltou ou o tapete que está fora do lugar podem ser mais do que inconvenientes e representar um grande risco aos seus pais, principalmente se estiverem sozinhos em casa.

No entanto, com algumas dicas você pode oferecer mais segurança e proteção em casa para eles e para outras pessoas com mais idade.


Os seus pais andam desprotegidos? Resolva isso em apenas 2 minutos! Clique aqui e descubra o valor do seguro de acidentes pessoais que a MAG Seguros criou em parceria com o Instituto de Longevidade.


A pedido do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, a designer de interiores Andréia Querano indica o que pode ser feito para tornar os revestimentos mais seguros. Ela explica que, em alguns casos, o mais indicado é trocar o piso. 

Porém, também existem outras alterações mais simples, que podem garantir conforto e prevenir quedas. "O importante é se certificar que o piso não escorrega, nem quando estiver molhado", resume, independentemente da escolha do material.

A seguir, a especialista dá algumas dicas de segurança para evitar acidentes em casa. E você também pode contar com o "check-up lar", um dos muitos serviços oferecidos pelo Master Acidentes Domiciliares.

Ajustes para aumentar a segurança em casa

Pisos em áreas secas 

Existem diferentes materiais produzidos especialmente para prevenir escorregões ou quedas. "O piso vinílico é uma alternativa interessante por ser, além de antiderrapante, mais macio em caso de queda", aponta Andréia.

O piso de madeira também pode ser seguro. Basta fazer a aplicação de uma cera antiderrapante, disponível em lojas de material de construção.

Para pisos de taco, alguns cuidados ajudam na conservação, como evitar contato com água, usar feltro nas cadeiras e móveis e aplicar somente produtos de limpeza adequados para esse tipo de material. É ideal também fazer a manutenção periódica com uma empresa especializada.

Pisos em áreas molhadas 

Para a utilização em áreas molhadas, principalmente nos banheiros (um dos lugares mais perigosos da casa para quem tem mais de 60 anos), a designer indica a instalação de porcelanatos antiderrapantes, inclusive nas paredes. "Caso o usuário precise apoiar as mãos, é bom garantir que elas não escorreguem", explica Andréia.

Acabamentos 

Hoje, diz a designer de interiores, há bastante variedade. "Tanto pisos vinílicos como porcelanatos, com avanço da tecnologia de produção, têm opções sofisticadas que atendem às especificações. Existem opções que imitam madeira, além do acabamento de cimento queimado, que também tem sido muito utilizado", informa.

Cores

A escolha de cores não é menos importante do que a de material. Para ter mais segurança em casa, a designer indica a utilização de tons neutros. "Os muito claros podem ofuscar a visão, por refletir a luz, natural ou não", diz Andréia. 

Tapetes e carpetes dentro de casa

Eles são aconchegantes e dão um ar gostoso aos ambientes, mas é essencial que estejam sempre fixos ao piso com fita dupla face. Vale dar atenção especial às extremidades da peça. "Não deixar 'pontas' levantadas é o principal cuidado a se tomar", diz Andréia, que também recomenda cores neutras como cinza ou bege e sem estampas. "As cerdas mais baixas são melhores tanto para locomoção quanto para limpeza, que deve ser feita semanalmente com aspirador", observa.

No caso dos carpetes, as recomendações dos tapetes ainda se aplicam, mas com um adendo: é necessário se certificar de que o contrapiso esteja bem regularizado, para não criar ondulações na superfície.

Degraus e rampas

"É indispensável que sejam sinalizados com uma fita ou até com revestimento diferente do restante", aconselha Andréia. Além disso, se possível, é interessante a instalação de balizadores, focos de luz na parte inferior das paredes, para destacar os degraus.

No caso das rampas, o uso de antiderrapantes é aconselhável. No momento da reforma, é necessário verificar com o profissional responsável se a sua inclinação está de acordo com a norma nacional (NBR 9050) que padroniza a porcentagem ideal para o conforto e a segurança da rampa.

Acessórios

Para quem não está pronto para começar o quebra-quebra em casa, a designer também dá algumas dicas. A instalação de barras de segurança nos banheiros, tapetes de silicone com ventosas para fixação dentro e fora do box e corrimão em rampas, escadas e degraus é altamente recomendada.

A especialista indica ainda colocar um banquinho dentro do box, para não forçar muito as pernas durante o banho. E recomenda que todos os móveis tenham braços para ajudar no apoio e que estejam bem firmes no chão.

Compartilhe com seus amigos