Está sem ideia de livros para ler nas férias de fim de ano? O portal do Instituto de Longevidade conversou com algumas personalidades com 50 anos de idade ou mais e traz para você uma seleção superinspiradora. Confira.

Cristiane Pomeranz, 53 anos, arteterapeuta, idealizadora do Projeto Faça Memórias, voltado a idosos com diagnóstico de perda de memória.

Livro: “O primeiro livro que me veio à cabeça foi ‘O Sorriso Etrusco’ [de José Luis Sampedro, editora Martins Fontes]. Pura poesia”.

Sobre o que é: “Uma obra tocante, que conta a história de um velho que veio do interior para morar com o filho, com a nora e com o netinho. O velho doente, em busca de tratamento e com uma visão diferente sobre a vida, vai nos apaixonando em cada página com sua história e sabedoria. Um livro que fala sobre velhice de maneira ímpar!”.

Por que é recomendado: “A velhice pertence a todos nós, já que, se ainda não somos velhos, um dia seremos. Acho fundamental desde sempre ler sobre o tema. Pensar na velhice é essencial para todos que esperam um dia envelhecer sem precisar negar o fato de estar velho”.


Conheça os cursos de requalificação gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon


 Laerte Coutinho, 67 anos, cartunista e chargista brasileira, considerada uma das artistas mais importantes do país.

Livro: “Estou lendo e indico Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada [editora Francisco Alves], de Carolina Maria de Jesus”.

Sobre o que é: “Trata-se de uma crônica preciosa sobre a vida da população em favelas, no final dos anos 50, em São Paulo. A autora manteve esse registro de sua vida e do seu entorno, e seu trabalho foi descoberto e trazido à publicação pelo então repórter Audálio Dantas”.

Por que é recomendado: “São momentos raros e valiosos estes, em que podemos ouvir a voz dos brasileiros que lutam e sobrevivem longe dos nossos olhos, mas de quem dependemos para tudo em nossa vida”.

 

Karina Vargas, 50 anos, designer de interiores e apresentadora do programa "Admirável Móvel Novo", exibido pelo GNT.

Livro: “Estou lendo um livro muito interessante, que se chama ‘O Poder do Hábito’, de Charles Duhigg [editora Objetiva]”.

Sobre o que é: “Enquanto vamos envelhecendo, adquirimos diversos hábitos, e é muito difícil mudar uma rotina. Só que, para a gente permanecer bem e estar sempre de bem com a vida, temos que mudar alguns deles. Esse livro mostra como é difícil essa mudança de hábitos. Mas essa obra abre a cabeça, mostra que é possível e ensina técnicas de mudança”.

Por que é recomendado: “Porque nunca é tarde para aprender algo novo”.

Mirian Goldenberg, 61 anos, antropóloga e escritora.

Livro: “Vou indicar o ‘Carpe Diem’ [de Roman Krznaric, editora Zahar], que é sobre viver a vida, aproveitar a vida e saber como viver”.

Sobre o que é: “Fala da história dessa expressão [carpe diem] até os dias de hoje e de como as pessoas não sabem aproveitar o dia. Elas têm uma série de outras atividades e até medos, que fazem com que não consigam aproveitar plenamente o seu dia a dia”.

Por que é recomendado: “Ele é muito recomendado para pessoas de todas as idades, especialmente as mais velhas, porque ele mostra que nosso tempo é uma riqueza que não pode ser desperdiçada. Portanto, aproveitar todos os dias e nossa vida da melhor forma possível é mais do que urgente”.

Livro: “Se puder, vou indicar também um livro meu, que é muito parecido, chamado ‘A Bela Velhice’ [editora Record]”.

Sobre o que é: É sobre viver bem a vida.

Por que é recomendado: “Fala de pessoas com mais de 50 e, principalmente, de dicas de como viver bem o hoje e o agora: como aproveitar o tempo, como dizer não para tudo o que faz mal, como tirar das nossas vidas os vampiros emocionais, como valorizar as amizades e como rir e brincar muito mais”.

 

Pasquale Cipro Neto, 63 anos, idealizador do programa da TV Cultura Nossa Língua Portuguesa e colunista do jornal Folha de S.Paulo até dezembro de 2016.

Livro: “’Reunião’ [editora José Olympio], se alguém achar a obra em algum sebo, ou ‘Nova Reunião’ [Companhia das Letras], de Carlos Drummond de Andrade. Lançada em 1969, a obra ‘original’ (‘Reunião’) era a publicação, num único volume, dos dez primeiros livros de poesia do grande mestre mineiro. Lançada em 2015, ‘Nova Reunião’ é o agrupamento, também num único volume, de 23 livros de Drummond”.

Sobre o que é: “As diversas fases da poesia drummondiana mostram temática variada, que vai da inquietação existencial à abordagem do que é movido pelas circunstâncias em que os textos foram escritos, por isso formam um sensível e apurado painel do longo período em que se dá a produção do poeta”.

Por que é recomendado: “Muitos dos escritos de Drummond são mais bem absorvidos e compreendidos com a chegada da maturidade. Desde o primeiro poema (‘Poema de Sete Faces’) do primeiro livro (‘Alguma Poesia’), Drummond nos põe em constante crise de identidade, ao desnudar interiores individuais e coletivos”.

Leia também

Clubes de leitura promovem socialização no debate de obras literárias

 

Fabrício Carpinejar dá lições de convívio com os pais na maturidade

Compartilhe com seus amigos