A rainha da soul music, Aretha Franklin, morreu na manhã desta quinta-feira, 16, cercada por familiares e amigos em sua casa em Detroit, nos Estados Unidos. Aretha estava com 76 anos de idade, e desde 2010 lutava contra um câncer no pâncreas.

Considerada uma das mais influentes artistas da história, iniciou sua carreira na década de 1950 cantando música gospel na igreja onde seu pai era pastor. Pianista talentosa, logo Aretha se mostrou uma grande ativista em favor dos direitos civis e da igualdade de gêneros.

Em mais de 60 anos de carreira, a rainha do soul gravou grandes sucessos como "Chain Of Fools", "Rock Steady", "Jump to It", "Freeway of Love", "Who's Zoomin' Who" e "I Knew You Were Waiting (For Me)" (com George Michael). Mas o maior deles foi, sem dúvida, o clássico "Respect" (1967), composto por Otis Reding, e logo convertido em símbolo do feminismo e da luta pelos direitos civis nos EUA. Ao todo, foram 42 álbuns gravados em estúdio, 6 álbuns ao vivo, 45 coletâneas e 131 singles. No Grammy, o Oscar da música, foram 18 estatuetas em 44 indicações.

Em nota, a família da cantora declarou não encontrar palavras para expressar a dor. “Nós perdemos a matriarca e a rocha da nossa família. O amor que ela tinha pelos filhos, netos, sobrinhos, sobrinhas e primos não tinha paralelo”, dizia o comunicado. A família também agradeceu as demonstrações de amor e apoio que vieram de todas as partes do mundo. “Obrigado pela compaixão e pelas preces. Nós sentimos o amor de vocês pela Aretha e isso nos trouxe o conforto de saber que o seu legado sobreviverá. Nesse luto, pedimos respeito e privacidade nesse momento difícil”.

Ouça agora alguns de seus maiores sucessos.

Compartilhe com seus amigos