Se você é uma daquelas pessoas que acorda correndo, toma qualquer coisa no café e sai atrasada de casa, saiba que seu dia poderia ter começado – e continuado – bem mais gostoso. Sim, é isso mesmo: os hábitos matinais impactam não apenas as primeiras horas do dia, mas também a tarde e a noite. 

Com as atividades certas logo após o despertar, é possível melhorar o humor, manter a tranquilidade e aumentar a produtividade. E não se trata de uma missão impossível. Tudo pode ser feito sem tomar muito tempo e sem exigir grandes alterações na sua agenda.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


A seguir, o médico e psicólogo Roberto Debski e a nutricionista Janainna Mazelli, da Clínica Nutrição de Precisão, ensinam quais são os hábitos que vão tornar seu dia melhor.

Hábitos matinais

Medite

“Meditações e visualizações são muito importantes e eficientes para aumentar o foco, a vitalidade e a presença no início do dia”, afirma o médico especialista em acupuntura e homeopatia Roberto Debski. A recomendação dele, que também é psicólogo, é acordar alguns minutos mais cedo para praticar.

Debski recomenda ainda parar à tarde e à noite para meditar, sempre que possível. “Assim, ensinamos ao corpo e à mente como aumentar o foco e a presença, e a sermos mais efetivos e produtivos, aumentando o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida.”

Alongue-se

Para ter mais vigor e disposição, estique os músculos. “Os alongamentos pela manhã auxiliam no despertar do corpo e mente, o que ajuda na melhora da disposição e da concentração ao longo do dia”, afirma a nutricionista Janainna Mazelli.

hábitos

Foto: LMproduction/Shutterstock

Para Debski, “o início do dia, quando tivemos um sono reparador, é o período em que estamos dispostos a nos mover e realizar práticas esportivas”. Alongar-se ou fazer alguma atividade física, segundo ele, traz disposição para o restante do dia.

Alimente-se bem

Janainna explica que a alimentação pela manhã precisa ser pensada com calma. “O ideal é que já se tenha uma breve ideia do que preparar no café da manhã, evitando perder tempo tentando buscar opções.”

Busque colocar na mesa frutas, fibras (como aveia) e proteínas (ovos mexidos, tofu, suplementos proteicos). Gorduras de boa qualidade, como abacate, preparações com azeite e coco, também devem fazer parte do cardápio. 

Crie uma rotina

Segundo o médico, estabelecer uma rotina de bons hábitos pela manhã proporciona mais saúde e qualidade de vida. Também aumenta a energia e a motivação, bem como o foco e a potencialização de resultados.

“Ter horários fixos para despertar, acordar com tempo hábil para se higienizar, se alongar brevemente ou até mesmo realizar atividade física, preparar o café da manhã com tranquilidade e sair de casa sem atrasos e ansiedade são fundamentais para que o dia comece com mais humor”, considera a nutricionista. 

Para isso, no entanto, é preciso, conscientemente, adotar essa rotina. “Isso se consegue a partir da escolha de quais serão [as atividades] e da repetição diária, durante certo tempo, até que sejam instalados e se tornem realmente hábitos automáticos, gerando os resultados esperados”, informa o médico.

Comece pela tarefa mais desafiadora

Nesse hábito, há duas orientações. A primeira é “encarar as tarefas diárias, sejam elas mais ou menos difíceis, como desafios, não como dificuldades”, ensina Debski.  

Depois, abrace a mais desafiadora. O médico justifica com uma analogia: “Diz o ditado que devemos, a princípio, colocar na garrafa as pedras grandes, depois as médias, em seguida as pequenas, depois a areia e, por fim, a água. Então, os componentes se encaixam. Se colocarmos ao contrário, teremos problemas”.

Cuidando de grandes desafios e tarefas quando temos bastante energia, no início do dia, a chance de ter rendimento mais eficiente é maior. “Mas, claro, há preferências individuais quanto à maneira de pensar e agir”, pondera.

Antes de dormir

Não se trata de nenhuma atividade pela manhã, mas vai ter um grande impacto durante o dia: dormir bem. “Uma das partes fundamentais para acordar com um melhor humor é ter tido uma boa noite de sono”, sinaliza a nutricionista.

Janainna recomenda dormir com ambiente escuro e sem sons, evitar o uso do celular antes de dormir, não assistir filmes de ação ou terror antes de pegar no sono e recorrer a travesseiros adequados. Assim, aumenta-se a chance de ter um sono reparador e um despertar mais tranquilo.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: