Os 50 são os novos 40, pelo menos no que diz respeito à festa de aniversário. Isso porque a turma que está chegando às cinco décadas de vida tem feito questão de comemorar a data, a ponto de empresas que atuam na área registrarem aumento significativo de procura.

A demanda triplicou no primeiro semestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018, segundo Márcia Sandoli, sócia do Lugar 166, em São Paulo. "Antes, as festas de 40 anos eram nosso auge, mas, no último semestre do ano passado, caíram e começaram a dar lugar às de 50 anos. Neste ano, já realizamos o dobro de eventos de 2018 inteiro", revela.

Zilandia Camilo, proprietária da MZ1 Decorações, diz que o número de clientes cinquentões só cresce. De acordo com ela, as mulheres são mais ligadas em festejar e gostam de flores, cores, brilho. Já os homens costumam ter outra demanda. "Para eles, a bebida é sempre o ponto-chave da festa", conta.

Fase boa da vida

A professora de inglês Terê Voltarelli, de Califórnia, no Paraná, fez questão de comemorar a chegada dos 50 anos com uma festa bem animada, em setembro passado. "Comecei a pensar nela dois anos atrás. Além de ser meio século de vida, eu estava ansiosa esperando pelos meus 50, porque iria me aposentar em um dos empregos", conta.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


A intenção não era apenas festejar mais um número redondo no calendário pessoal, mas celebrar a boa fase da vida. "Ver os filhos crescidos e bem encaminhados, ter um companheiro que é muito parceiro e estar em um momento muito bom, depois de ter enfrentado fases não tão fáceis, podendo pensar mais em mim… Tudo isso era motivo para celebrar", enumera Terê.

festa

Terê Voltarelli fez duas festas: uma para a família e outra, no dia seguinte, com amigos; Crédito: Arquivo pessoal

Tanto que seu principal desejo era que a festa fosse muito alegre e animada, com os convidados aproveitando cada momento com ela. Tudo sem que houvesse a possibilidade de a turma só chegar, sentar, comer e ir embora. Por isso, música boa, comida deliciosa e bebida de qualidade (e à vontade) eram as prioridades.

A festa, ou melhor, as festas – na noite anterior houve uma prévia só para a família, com celebração religiosa, seguida por rodadas de pizzas e vinho – aconteceram na própria casa. "Queria aproveitar o espaço, pois acreditava que seria mais aconchegante e informal", explica. 

festa

Terê planejou pista de dança para sua festa de 50 anos; Crédito: Arquivo pessoal

A celebração foi impecável, na visão da aniversariante. "Foi uma versão melhorada de tudo que planejei. Eu me senti muito feliz. Mesmo se eu fizer uma outra, não será igual a essa, pois foi muito especial", comenta.

Inspiração musical

O paulista Jefferson Máximo foi outro que aproveitou a data emblemática para reunir familiares e amigos e celebrar o meio século de vida. "Nunca tinha feito uma grande comemoração como essa", diz, sobre o evento que aconteceu no último mês de fevereiro. festaJefferson Máximo apostou em uma festa com roda de samba e comida de boteco; Crédito: Arquivo pessoal 

Como ele e a família são fãs de samba, não houve dúvidas na hora de definir o estilo da festa. "Queríamos uma roda de samba e pensamos em criar um clima de boteco, que seria uma combinação perfeita", relata a esposa, Flávia, que organizou tudinho, durante um ano inteiro.

O tema "Jé apresenta o quintal do Mamulengo" – Mamulengo é seu apelido – foi uma analogia ao disco "Zeca apresenta o quintal do Pagodinho", de Zeca Pagodinho. Os 180 convidados, entre amigos e familiares, curtiram uma festa que começou às 11h e só acabou às 3h30 do dia seguinte. Tudo acompanhado de comidas e bebidas características de boteco e som de primeira.

festa

Festa de 50 anos: dicas de organização

Como os 50 anos são uma data bastante simbólica, a comemoração pode se revelar muito especial. Para quem abraça a ideia, algumas dicas são valiosas.

A seguir, Larissa Coelho, gerente de eventos do Lugar 166; Railda Guimarães, assessora de eventos e cerimonialista da R. Guimarães & Cia; Simone Gadini, sócia-fundadora da Two Sisters Decoração e Organização de Festas; e Zilanda Camilo, da MZ1 Decorações, dão algumas sugestões.

  • Definir a data com bastante antecedência e escolher um bom espaço, considerando o número de convidados, é o pontapé para organizar um evento perfeito;
  • Considerar o clima também é importante. Evita, por exemplo, que os convidados passem frio em festa com ambiente aberto em meses de temperatura mais baixa;
  • Conhecer o perfil dos convidados garante que todos estejam alinhados com o propósito e a logística da festa;
  • Se optar por festas temáticas, saiba que elas exigem um cuidado extra. Isso porque, se alguém não aderir à ideia, a comemoração tende a perder sentido e as pessoas caracterizadas podem se sentir desconfortáveis;
  • Na lista, não devem faltar familiares, amigos da vida e de trabalho;
  • Se decidir por bufês, lembre-se que as festas são mais formais em tais ambientes. Entretanto, combinam muito bem com os aniversariantes que se preocupam com boa gastronomia e serviço completo;
  • Também é possível reservar áreas em restaurantes para receber familiares e amigos. Muitos espaços gastronômicos já estão preparados para atender à demanda da turma quinquagenária;
  • Nada melhor que explorar as memórias das cinco décadas vividas: quadro com fotos, vídeos com momentos importantes e cadernos para mensagens dos convidados são algumas intervenções que fazem diferença;
  • Uma tendência é o aniversariante pedir aos convidados que façam doações para instituição de caridade ou ONG, em vez de levar presentes;
  • Seja uma festa mais informal e descontraída, em clima de boteco ou churrasco, seja mais formal e protocolar, em um bufê tradicional, o importante é sempre organizar festas que tenham a ver com a personalidade do aniversariante. Isto deve ser respeitado em qualquer situação;
  • Se for organizar por conta própria, sem ajuda de empresas especializadas e assessorias, sempre busque referências de fornecedores, para não ter dor de cabeça no dia da festa.
Compartilhe com seus amigos