Faltam apenas nove dias para o início oficial do carnaval 2018, mas a folia já começou nas ruas de todo o país com blocos que desfilaram alegria no último fim de semana pelas ruas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Isso sem falar nas escolas de samba que, desde a escolha de seus enredos, na metade do ano passado, já iniciaram sua programação semanal com ensaios de bateria e feijoadas dançantes.

A fantasia com certeza já está pronta, seja ela de baiana, pirata, melindrosa ou político condenado. Mas e o samba-enredo da sua escola, já está na ponta da língua?

O Instituto de Longevidade oferece curso de inglês gratuitamente para seus associados. Cadastre-se agora!

Pensando nisso, resolvemos dar uma mãozinha aos foliões de última hora e reunimos todos os sambas-enredo 2018 das escolas do grupo especial do Rio e de São Paulo.

Na primeira parte desta matéria, conheça os sambas-enredo 2018 das escolas do Rio de Janeiro. Nos próximos dias, publicaremos a segunda parte da matéria com as escolas de São Paulo. Animado? Então aumenta o som e capricha no remelexo!

Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Beija-Flor de Nilópolis

A escola este ano faz uma crítica social, política e religiosa da atual situação do país, traçando um paralelo com a história do Frankenstein, obra de Mary Shelley que completa 200 anos em 2018. Neste contexto, a agremiação traz pra Sapucaí o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”.

Acadêmicos do Grande Rio

Em homenagem ao centenário do Velho Guerreiro Abelardo Barbosa, o Chacrinha, comemorado em 2017, a escola de Duque de Caxias traz para a avenida o enredo “Vai pro trono ou não vai”, dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage.

Imperatriz Leopoldinense

Para comemorar os 200 anos do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, considerado o maior museu de história natural e antropologia da América Latina, a agremiação este ano traz pra avenida o enredo “Uma noite real no Museu Nacional”. A ideia é proporcionar ao público uma viagem fantástica pelo palácio que já serviu de moradia para reis e rainhas e depois abriu as portas para a ciência.

Império Serrano

Com o enredo “O império do samba na rota da China”, a escola que voltou para o grupo especial no ano passado pretende fazer uma viagem pela cultura, pelo universo das tradições, heranças e mistérios da China milenar, contando a rota da seda.

Estação Primeira de Mangueira

A Verde e Rosa faz uma crítica bem-humorada a quem se aproveita da crise econômica para tentar acabar com a folia carioca. O enredo do carnavalesco Leandro Vieira é “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco”, inspirado na frase da marchinha que foi sucesso em 1944 “Eu brinco”. Para isso, a escola convidou os blocos de rua para a avenida. A festa promete ser inesquecível.

Mocidade Independente de Padre Miguel

Com a ideia de promover um casamento entre as culturas do Brasil e da Índia, a agremiação traz este ano para a avenida o enredo “Namastê... a essência que habita em mim saúda a que existe em você”. Segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, a ideia é mostrar que grande parte da nossa identidade historicamente consagrada tem origem justamente em terras indianas.

Paraíso do Tuiuti

Para falar dos 130 anos da assinatura da Lei Áurea, a escola de samba de São Cristóvão traz pra Sapucaí o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta e escravidão?”, do carnavalesco Jackson Vasconcelos. A ideia é lembrar com um olhar crítico que não houve um preparo para a libertação dos escravos, e por isso o ato não trouxe nem cidadania nem igualdade de direitos aos negros.

Portela

Para mostrar como judeus fugidos da Europa no século XVII, com destino ao Nordeste do Brasil, tiveram papel fundamental na formação da cidade de Nova York, a carnavalesca Rosa Magalhães preparou o enredo “De repente de lá pra cá e dirrepente de cá pra lá”. A ideia é passar uma mensagem humanitária contra a discriminação, a perseguição religiosa e o respeito à diversidade dos povos.

Acadêmicos do Salgueiro

O carnavalesco Júlio Tavares, mais uma vez, vai destacar a força e a importância da mulher negra. O enredo “Senhoras do ventre do mundo” vai celebrar grandes personalidades femininas como Rainha de Sabá, deusas egípcias, Hypátia de Alexandria até as matriarcas negras brasileiras.

São Clemente

A escola de Botafogo, bairro da zona sul do Rio, também vai prestar homenagem a outra instituição bicentenária; a Escola de Belas Artes, com o enredo “Academicamente popular”. Para isso, o carnavalesco estreante Jorge Luiz Silveira vai contar desde a chegada da missão artística ao Brasil, em 1800, a criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, os quadros de Debret até chegar ao carnaval.

União da Ilha do Governador

De autoria de Severo Luzardo, o enredo “Brasil bom de boca” vai apresentar a variedade da culinária nacional, temperada pela mistura de raças que construiu o nosso povo. O carnavalesco promete surpreender a avenida com cores e muitos sabores este ano!

Unidos da Tijuca

O grande homenageado é o ator, autor e diretor Miguel Fallabela, com o enredo “Um coração urbano: Miguel, o arcanjo das artes, saúda o povo e pede passagem”, que conta a trajetória do artista. A escola pretende relembrar os personagens que marcaram os quase 30 anos de carreira de Fallabela.

Unidos de Vila Isabel

Agora contando com o carnavalesco Paulo Barros, a escola traz pra avenida o enredo “Corra que o futuro vem aí”, para mostrar as criações do homem que contribuíram para o avanço da sociedade. O desfile lembrará personagens como Albert Einstein, Santos Dumont, Graham Bell e Thomas Edson.

Compartilhe com seus amigos