Em comemoração ao nascimento do médico e antropólogo carioca Edgard Roquette-Pinto, considerado pai do rádio no Brasil, o dia de seu nascimento, 25 de setembro, passou a ser conhecido como o Dia do Rádio.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Trazido para o país com o propósito de divulgar educação e ciência, o rádio foi o primeiro grande veículo de comunicação de massa – hoje já são mais de 10 mil emissoras de rádio brasileiras, com milhares de programas de informação, entretenimento e música que colocam o rádio como grande protagonista da difusão nacional da informação e do conhecimento.

A história do rádio no Brasil

Atualmente conhecida como Rádio MEC, nome que ganhou em 1936 quando passou para o controle do Governo Federal, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi fundada 13 anos antes, em 1923, por Edgard Roquette-Pinto.

Dia do Rádio

No entanto, a primeira transmissão radiofônica no país aconteceu um ano antes, em 7 de setembro de 1922, por ocasião do centenário da independência. Uma estação de rádio foi instalada no morro do Corcovado para transmitir um pronunciamento do então presidente da República, Epitácio Pessoa.

A década de 30 foi marcada pela consolidação do rádio como veículo de comunicação de massa no país. O Brasil ia bem, com uma economia forte e promissora que atraía investimentos internacionais. Também vivíamos a Era de Ouro dos Cassinos, responsável por lançar e impulsionar vários artistas famosos que tiveram suas carreiras consolidadas no rádio, como Carmen Miranda, Emilinha Borba, Marlene, Dorival Caymmi, Mario Reis, Noel Rosa, Nelson Gonçalves e Cauby Peixoto.

E para comemorar o Dia do Rádio, reunimos dois programas do Arquivo Record sobre a época de ouro do rádio e seus grandes cantores. Assista abaixo!

Para assistir no Dia do Rádio


Compartilhe com seus amigos