Os apaixonados por futebol estão com muitos motivos para comemorar. O Brasileirão, que começa nos dias 27 e 28 de abril, já está se aproximando e o Cartola FC já começou. Com a proximidade do campeonato, os participantes do jogo, também chamados de “cartoleiros”, já deixaram tudo pronto para começar a disputa.

O empresário paulista Edson Varandas, de 62 anos, é um dos apaixonados pela brincadeira. Começou a competir há 5 anos e aos poucos foi galgando seu lugar no topo do ranking. Hoje ele se gaba por dar um banho na molecada – segundo ele – com “certa facilidade”.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


“Tive um pouco de dificuldade em ganhar nos primeiros anos, mas em 2017 isso passou. Ganhei dessa molecada com certa facilidade”, comemora Varandas. Em sua opinião, a sorte foi um grande fator para o seu crescimento no jogo, mas também não descarta a experiência dos cabelos brancos.

“Levo aproximadamente 15 minutos para montar minha equipe, o jogo é fácil, não há dificuldade”, garante.

Outro que se diverte com o Cartola FC é o carioca Oswaldo Cardoso. O aposentado de 83 anos conta que o jogo é a sua atual distração.

“É uma brincadeira boa, saudável. Como agora estou aposentado, passo grande parte do meu tempo em casa e aproveito para jogar”, explica.

Cardoso entrou na competição no ano passado e ainda está pegando o jeito. Mas elogia o funcionamento da plataforma e o passo a passo para participar do jogo.

“É tudo explicadinho e bem simples, não há dificuldade. Muito bem feito”, enfatiza.

E você, ainda não conhece o Cartola FC?

O Cartola FC é um jogo virtual do Campeonato Brasileiro criado pelo site do Globo Esporte. A brincadeira consiste em vestir a camisa do técnico e criar o seu próprio time, comprar os seus jogadores, montar as estratégias para ataque e defesa da sua equipe e ainda participar de competições paralelas com seus amigos que também apostam no fantasy game.

Cartola FC 2019

A coisa é simples. Para cada rodada do Campeonato Brasileiro que acontece na realidade, você monta a sua equipe fictícia, sempre considerando que alguns dos seus jogadores poderão estar suspensos ou lesionados e você não poderá contar com eles. Ao todo, existem cinco status possíveis: provável, contundido, dúvida, suspenso e nulo. O “provável” é sinalizado pela cor verde e significa que aquele jogador está apto a ser escalado. “Contundido” é sinalizado por uma cruz vermelha e indica que o jogador está machucado. “Dúvida” é sinalizado com um ponto de interrogação e quer dizer que, embora o jogador esteja apto para jogar, ainda não está definido se ele será titular ou reserva. “Suspenso”, que é sinalizado com um cartão vermelho, significa que o jogador não está apto a jogar por ter sido punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Os “Nulos” são reservas ou sequer serão selecionados.

Cartola FC 2019

Para realizar a compra dos atletas, cada cartoleiro ganha inicialmente a quantia de 100 cartoletas, moeda virtual criada para a competição. O valor de cada um dependerá da sua atuação a cada fase.

Ao contrário dos anos anteriores, nesta edição do Cartola FC, os cartoleiros poderão escolher o capitão de suas equipes. Os capitães ganharão pontuação em dobro ao final de cada rodada. Mas cuidado, pois se o capitão negativar, sua pontuação negativa também será em dobro.

Cartola FC 2019

Cardoso também não montou seu time ainda, o que leva aproximadamente 1 hora para fazer, mas já arrisca num nome para capitão: Henrique Dourado. Já Varandas, mais estrategista, prefere não arriscar. “Vou estudar cada rodada e escolher alguém que pontue com facilidade”, explica o são-paulino.


Gostou? Clique aqui para baixar o aplicativo do Cartola FC . 


O fantasy game, que sempre foi gratuito, ganhou a versão PRO. O valor para quem optou pela versão paga no ano passado e renovar a assinatura até o dia 14 é de R$ 39,90 e pode ser parcelado em até 7 vezes. Para quem estiver optando pela versão paga pela primeira vez ou renovar sua assinatura após o dia 14, o valor será R$ 49,90 e pode ser dividido em até 9 vezes.

Leia também

Antes e depois: por onde andam alguns ídolos do futebol

Você sabe o nome verdadeiro dos artistas?

Compartilhe com seus amigos