Em maio você comemorou o Dia das Mães. Em julho, o Dia dos Avós. Em agosto, foi a vez de comemorar o Dia dos Pais. Nada mais justo que agora, em setembro, você finalmente comemore o Dia dos Irmãos.

Aqui no Brasil, desde 2007, a data é celebrada em 5 de setembro por iniciativa da Igreja Católica para homenagear o aniversário de falecimento de Madre Teresa de Calcutá. Já na Índia, terra da missionária, a data é bastante celebrada ao longo de todo o mês de agosto, quando a população realiza rituais de oferendas entre irmãos e irmãs de uma família, simbolizando a união e o cuidado mútuo.

Bem diferente das famílias de hoje, que por causa da correria do dia a dia e dos tempos difíceis, são enxutas e com no máximo dois filhos, as famílias de antigamente exaltavam toda a fertilidade que Deus os concedesse enchendo a casa de filhos, com raras exceções. Mas o conceito de irmão vai muito além da consanguinidade. Abrange, também, os grandes amigos que surgem ao longo da vida e que chegam para ficar. Alguns em contato todos os dias, outros que não vemos há tempos, mas não menos presentes no pensamento e no coração.


Que tal fazer um curso de inglês básico? O Instituto de Longevidade oferece um programa gratuito para quem tem mais de 50 anos. Saiba mais.


No passado, era de costume o envio de cartas, cartões ou telegramas em datas especiais para demonstrar carinho e apreço aos entes queridos. Hoje, com o auxílio de tanta tecnologia, tudo pode ser resolvido com uma mensagem online pelo seu celular. Então aproveite para mostrar ao seu irmão, de sangue ou de coração, que você se lembrou dele e capriche na mensagem. Seguem abaixo algumas sugestões de textos bastante utilizados para homenagear os irmãos:

  • Mesmo com as brigas e gritos, com as nossas discussões pelo controle remoto ou pelo último pedaço do bolo de chocolate, saiba uma coisa muito importante, meu irmão: és o melhor amigo que eu poderia ter! És o melhor presente que eu poderia receber! Feliz Dia do Irmão!
  • Se os amigos são para guardar do lado esquerdo do peito, você, meu irmão, está presente em todas as células do meu corpo! Não és apenas um amigo, um melhor amigo, mas parte de toda a minha existência! Te amo. Feliz Dia do Irmão!
  • O melhor presente que meus pais poderiam me dar foi você, meu irmão! Feliz Dia do Irmão!
  • Cada um de nós tem uma data de aniversário diferente, mas este dia nós comemoramos juntos. Feliz dia do irmão!
  • Nós passamos metade do tempo brigando e na outra metade, nem lembramos mais porque estávamos brigando. Feliz dia do irmão!
  • Alegria é compartilhar o dia do irmão com alguém tão especial como você!
  • Esta data é especial porque posso dividi-la com você. Feliz dia do irmão!
  • Somos mais que uma história, somos um amor em comum, e é um grande orgulho poder chamar você de meu irmão.

Quem é mais inteligente? Quem é mais extrovertido?

Para tentar descobrir se a ordem do nascimento influencia na inteligência ou na personalidade, um estudo realizado na Universidade de Leipzig, na Alemanha, analisou o comportamento de 20 mil pessoas da Grã-Bretanha, Alemanha e Estados Unidos. Ao final, os pesquisadores concluíram que a personalidade não é afetada pela ordem de nascimento, mas que os irmãos mais velhos tendem a ser ligeiramente mais inteligentes do os irmãos mais jovens.

Leia também

Conheça os significados das bodas de casamento

8 frases que você não deve falar para os netos

Compartilhe com seus amigos