Comemorado em mais de 50 países, sempre na primeira sexta-feira de agosto, o Dia da Cerveja foi criado em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia, com três propósitos declarados: estar com os amigos e saborear cervejas; prestigiar os que fabricam e os que servem cerveja; e ter o sentido de união mundial com outros comemoradores, com cervejas de todas as nações e culturas.

A primeira cerveja foi produzida há aproximadamente 11 mil anos, na região onde hoje se localizam o Irã e o Iraque. Seu nome foi dado em homenagem à deusa grega da fertilidade e da agricultura, Ceres. Alguns anos mais tarde, no Antigo Egito, foi usada como moeda de pagamento para os construtores das pirâmides.


Que tal fazer um curso de inglês básico? O Instituto de Longevidade oferece um programa gratuito para quem tem mais de 50 anos. Saiba mais!


Alguns de seus efeitos negativos para o homem são bastante conhecidos da grande massa, como câncer no estômago, fígado e esôfago, formação de gordura abdominal, obesidade, efeito diurético que favorece a eliminação de vitaminas e minerais por meio da urina e o aumento de triglicérides no sangue.

Mas você é capaz de apontar cinco benefícios da cerveja cientificamente comprovados? Vamos lá:

  1. É bom para os rins

Um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology garante que o consumo moderado de cerveja pode reduzir em até 40% as chances do desenvolvimento de pedras nos rins.

  1. Reduz os riscos de câncer

O xanthohumol, composto químico presente no lúpulo (insumo básico para a produção da bebida), é um forte aliado na prevenção de alguns tipos de câncer. A informação é de um estudo realizado no Centro Germânico de Prevenção ao Câncer e divulgado pelo Centro de Oncologia e Hematologia Multihemo.

  1. Combate os resfriados

Pesquisadores japoneses comprovaram que, graças ao humulone, componente do lúpulo, a cerveja pode ajudar a combater gripes e resfriados. O motivo é que a substância age contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias.

  1. Aumenta a fertilidade dos homens

Divulgada no Portal Dailymail, uma pesquisa verificou que o consumo moderado de cerveja reduz o estresse, o que pode elevar a fertilidade masculina. Os participantes da pesquisa que consumiram cerveja elevaram em aproximadamente 50% seu potencial de fertilidade.

  1. Protege o cérebro

Um artigo divulgado no Jornal of Agricultural and Food Chemistry concluiu que as cervejas diminuem as chances de desenvolver o Mal de Alzheimer ou de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) por causa de suas propriedades antioxidantes, aliadas aos compostos polifenóis em sua composição e a uma dieta saudável.

Então aproveite que hoje é sexta-feira e vá cuidar da sua saúde, bebendo uma gelada com os amigos para comemorar o Dia da Cerveja.

Leia também

Dupla das propagandas da Brastemp retorna após 14 anos

Inferno astral: o que muda na sua vida

Compartilhe com seus amigos