É fácil perceber que o fim de ano está batendo à porta: casas, prédios e comércios já exibem a tradicional decoração de Natal. Entre os enfeites, pisca-piscas, árvores, Papai Noel, bolinhas coloridas, guirlandas.

Neste ano, em vez de investir em soluções prontas, que tal fazer a sua própria decoração de Natal? Além de ser quase uma terapia de recorte-cola-encaixa-pinta, é possível criar objetos baratos, criativos e que não exigem muita habilidade.

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon reuniu 9 opções para deixar a casa bonita e colorida – e encantar os parentes e amigos na noite da ceia. Confira, abaixo, quais são eles e como prepará-los.

Para a sala

1. Miniárvore

Em vez de montar uma árvore tradicional, você pode fazer modelos menores e distribuí-los pela casa.  Para esta, são necessários apenas quatro materiais: erva-mate (ou chá verde), isopor, barbante colorido e pompons. Agora é só botar a mão na massa. Confira o passo a passo no vídeo abaixo.

2. Lareira falsa

Ok, o Natal é no verão – e pode ser escaldante em algumas cidades brasileiras. Mas a criançada ainda tem na imaginação o bom velhinho descendo pela chaminé. Uma forma de trazer magia para a data é preparar uma lareira. Nessa versão, é preciso papelão, fita adesiva, cartolina, tinta acrílica e cola.

3. Bonequinho de neve

Sabe aquela meia velha e sem uso perdida no fundo da gaveta? Já pode separá-la. Ela é a matéria-prima para produzir um boneco de neve bonito, prático e barato. E que pode ser feito em poucos minutos.

4. Velas temáticas

As velas deixam o ambiente mais acolhedor e bonito. A melhor parte é que fazê-la pode ser bem prático, rápido e acessível. Basta comprar canela em casca e uma fita ou cordão para amarrar tudo. Além de fazer bonito em qualquer ambiente, ela deixa um cheirinho de canela delicioso pelo ar. Confira abaixo o passo a passo.

5. Luminária de garrafa

Quer investir em uma iluminação diferente para criar um novo ambiente nas festas de fim de ano e ainda gastar pouco? Estas luminárias de garrafa são a solução. O processo é simples: basta pegar uma garrafa de vidro qualquer, usar tinta branca para fazer alguns desenhos por fora e depois enchê-la com os tradicionais pisca-piscas de LED.

6. Sininhos

É o ornamento perfeito para quem quer fazer um enfeite diferente para colocar na árvore de Natal ou para decorar a parede de uma maneira sustentável. Ele reutiliza as tradicionais cápsulas de café para formar sinos natalinos. Gostou da imagem abaixo? Clique aqui para ver o passo a passo.

Decoração para a mesa da ceia

7. Jarros temáticos

Vidros de palmito e maionese têm agora uma nova função: virar decoração de Natal. Com um pouco de tinta, fitas e alguns botões, é possível fazer um jarro de Papai Noel (confira no vídeo abaixo). Quer variar? Pinte o recipiente de branco, amarre uma fita vermelha sobre a área da rosca e cole botões para fazer um boneco de neve.

8. Descanso de panela

Este é um enfeite bem útil – e pode ajudar a prevenir as manchas de queimado sobre a mesa. Você vai precisar de tinta, cola, feltro e alguns prendedores de roupa. O melhor é que pode ser aproveitado em outras épocas do ano – não apenas como decoração de Natal. Assista ao passo a passo no vídeo abaixo.

9. Capas de cadeira

Quer surpreender as visitas? Uma forma é investir em capas para encosto de cadeiras – com formato, cor e estilo de touca de Papai Noel – fáceis de fazer. O vídeo abaixo ensina o passo a passo e traz ainda ensina outras opções de decoração de Natal, como vidros decorados e almofadas temáticas.

Compartilhe com seus amigos