É comprovado: plantas vivas alegram o ambiente. Algumas têm também o poder de afastar insetos, agindo como verdadeiros repelentes naturais. Com a ajuda da terapeuta Tânia Gori e do "senhor limpeza" Renato Ticoulat, diretor-executivo da JAN PRO e fundador da Limpeza com Zelo, listamos nove espécies que podem expulsar os invasores nada bem-vindos.

Alecrim

É ótimo contra moscas e mosquitos. Além disso, ajuda a manter gatos a distância – o que vem a calhar para pessoas alérgicas. Ter vasos da planta no quintal e nas janelas evita a presença do animal e de insetos. Com folhas e flores delicadas, também enfeita o ambiente.

Citronela

É um dos repelentes naturais mais eficazes, afastando moscas, mosquitos e até formigas para longe de casa. Uma opção é distribuir vasinhos com a planta in natura em locais com boa ventilação, para espalhar seu cheiro pela casa. É possível, ainda, fazer uma infusão com as folhas e usar o líquido para limpar chão e vidros. E o melhor: o aroma é bem agradável!

Crisântemo

Mais que enfeitar a casa, a flor possui uma substância chamada piretrina, que é uma espécie de inseticida natural. Com ela, é possível manter longe mosquitos e insetos como baratas, besouros e moscas.

Erva-cidreira

Cresce espontaneamente em hortas e jardins, é bastante usada para o preparo de chás digestivos e calmantes e ainda se faz útil contra mosquitos e outros insetos. Por ser uma planta delicada, combina com vasinhos de cerâmica. Importante: a erva-cidreira prefere solo úmido e pede exposição à luz solar.


Leia também: Saiba quais são as plantas que fazem bem à saúde


Hortelã

A menta é ótima na culinária e está entre os repelentes naturais de mosquitos. Libera óleos essenciais no ar, capazes de dar um "chega pra lá" nos intrusos. Como se espalha de forma agressiva, melhor cultivá-la em vasos. Caso contrário, a hortelã vai ocupar todo seu jardim.

Lavanda 

Também conhecida como alfazema, é uma planta que perfuma o ambiente com seu cheiro adocicado. Além disso, rende graciosas flores lilases. Age contra traças e pulgas, inclusive quando desidratada. Vale pendurar raminhos nas janelas ou montar sachês com a lavanda.

Louro

Tempero famoso na culinária, libera um cheiro que ajuda a espantar moscas. Velas aromáticas com as folhas também são uma saída interessante contra as voadoras.

Manjericão

Além de funcionar como repelente, fica uma graça quando plantado em minivasos, servindo como decoração para várias partes da casa. Esfregue a mão nas folhinhas para liberar ainda mais seu cheiro, afastando mosquitos e insetos indesejados.

Tomilho 

Cultivado em vasos, canteiros ou diretamente no jardim, é ótimo na tarefa de repelir mosquitos. Se quiser manter a planta dentro de casa, lembre-se de que ela não resiste a solo que não seja bem drenado e não gosta de muito frio.


Compartilhe com seus amigos