São quase três dezenas de filmes como ator, perto de 20 como produtor, várias atuações na TV, 14 álbuns cantando hip hop (solo e com o grupo DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince), muitos prêmios, 2 casamentos, 3 filhos. Will Smith, que entra para a turma dos cinquentões hoje, dia 25, tem um currículo tão movimentado quanto sua personalidade. Ele, literalmente, não para.

Tanto que, para celebrar as cinco décadas de vida, vai saltar de bungee jump a partir de um helicóptero, sobre o Grand Canyon, nos Estados Unidos. The Jump (o pulo, na tradução literal), nome dado ao evento, será transmitido ao vivo em seu canal no YouTube  e tem o objetivo de levantar doações para campanhas educacionais.

Do lado de cá do Atlântico, aproveitamos a passagem dos 50 anos do ator para comemorar a data da melhor maneira possível: assistindo a um dos muitos filmes que embalaram nossa história. Para deixar a tarefa ainda mais gostosa, convidamos o jornalista André Sobreiro, editor do site Salada de Cinema, para indicar e comentar 12 títulos imperdíveis de Will Smith.

  1. Independence Day (1996, ficção científica)

É um clássico dos filmes de aliens. O diretor Roland Emmerich mostra uma invasão alienígena ao nosso planeta, e Will Smith dá vida ao capitão Steven Hiller, um dos pilotos que parte para a guerra contra os invasores.

  1. MIB: Homens de Preto (1997, 2002 e 2012, ficção científica, comédia)

No filme, Smith vive Jay, um jovem que é recrutado pelo agente Kay (personagem de Tommy Lee Jones) para a MIB, uma agência governamental secreta que tem como missão manter aliens e terrestres em harmonia. Fez tanto sucesso que ganhou duas sequências.

  1. As Loucas Aventuras de James West (1999, ação)

Em um mix de futurismo com velho oeste, o filme une o capitão James West e o militar Artemus Gordon em uma missão: impedir que o inventor Loveless assassine o presidente Grant. Smith é o protagonista ao lado de Kevin Kline (Gordon).


Clique aqui para conhecer os diversos cursos gratuitos de requalificação oferecidos pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.


 

  1. Os Bad Boys (1995 e 2003, suspense policial, comédia)

Tem ação e humor de primeira! Will Smith se une a Martin Lawrence como um time de detetives que se disfarçam como traficantes, com a missão de investigar o sumiço de US$ 100 milhões em drogas, sob a suspeita de um trabalho interno na polícia. O filme ganhou sequência oito anos depois e promete uma nova produção para 2020.

  1. Ali (2002, biografia, drama)

A história de Muhammad Ali – antes reconhecido como o boxeador Cassius Clay – é conhecida pelo mundo afora. E Michael Mann, o diretor, chamou Will Smith para dar vida ao boxeador na cinebiografia indicada a dois Oscars, inclusive o prêmio de atuação para o aniversariante do dia.

  1. Hitch, o Conselheiro Amoroso (2005, comédia romântica)

Humor leve é uma marca de Will Smith. Aqui, o astro é um consultor de relacionamentos que age de forma anônima, se apaixona por uma jornalista e corre o risco de ter sua identidade revelada.

  1. Eu, Robô (2004, ficção científica)

Baseado na obra do escritor Isaac Asimov, o filme mostra uma sociedade em que os robôs são assistentes dos humanos e programados para serem inofensivos. Mas um assassinato – com a suspeita de ter sido cometido por um androide – coloca o detetive Del Spooner (papel de Will Smith) na investigação.

  1. À Procura da Felicidade (2006, drama)

Quer se emocionar? Então essa é a escolha, sem dúvidas! Chris Gardner é um pai solteiro, desempregado e sem ter onde morar. Mas ele decide lutar para que seu filho tenha uma vida melhor. Um detalhe: seu filho verdadeiro, Jaden Smith, vive Christopher, o filho da ficção.

  1. Eu Sou a Lenda (2007, ficção científica)

O enredo apresenta um cientista e único sobrevivente de uma epidemia, que passa a vagar pela cidade de Nova York em busca de outros sobreviventes para tentar a cura dessa praga. Will Smith, neste filme, tem companhia da brasileira Alice Braga em cena.

  1. Hancock (2008, comédia, ação)

Na trama, ele é um super-herói que, a cada resgate, sempre deixa um "efeito colateral", já que é um tanto quanto desastrado. O personagem acaba se apaixonando por uma mulher após salvar um executivo e descobre que, mais do que superpoderes, ele tem muita sensibilidade.

  1. Esquadrão Suicida (2016, ação, fantasia)

Na safra atual de filmes de heróis, é claro que também temos Will Smith. Aqui, o ator é o Pistoleiro, integrante do time de bandidos recrutados para uma ação pelo governo. O contrato, entretanto, se revela uma roubada.

  1. Golpe Duplo (2015, drama policial)

A atriz Margot Robbie, dupla de Smith em Esquadrão Suicida, também é par do ator no longa. Neste drama, ele é Nicky, um golpista que, quando nota que a iniciante Jess está tentando enganá-lo, se passa por inocente. Mas esse golpe frustrado acaba unindo os dois numa parceria profissional – e romântica.

Leia também:

Ex-BBBs com mais de 50 falam sobre preconceito e tolerância na casa

Documentário "Queen Mimi" retrata moradora de rua que conquistou Hollywood

Compartilhe com seus amigos