As múltiplas formas de afeto para quem tem mais de 50 anos são o mote da mostra de cinema “Eu Quero, Tu Queres… Afetos, Velhices e Desejos”, que será exibida de 12 a 18 de maio no CineSesc, em São Paulo.

A abertura, no dia 11, às 19h, contará com a exibição do longa canadense “Gerontophilia”, que conta a história de um jovem que começa a se preocupar com sua fixação com os mais velhos e, quando sua mãe vai trabalhar em um asilo, vê a chance de descobrir até onde vai sua obsessão.

Na sequência, haverá um bate-papo aberto ao público com Maria Lúcia Homem, psicanalista, e Carlos Eduardo Henning, antropólogo que estuda gerontologia LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais), que vão abordar a questão do desejo na velhice e como o cinema discute este tema.

“Sabemos que o humano é um ser simbólico, envolto em uma trama complexa de pulsões, palavras e imagens, que assim formatam nossas identificações mais profundas e nossas formas de desejo e de gozo”, afirma Maria Lúcia.

“Os filmes desta mostra nos revelam isso de maneira inequívoca: o corpo pulsa. O cinema nos ajuda a ver e mesmo a efetivar essa liberdade.”

Os personagens Lake e sr. Peabody em cena do filme canadense “Gerontophilia”. Crédito: Divulgação

Além de “Gerontophilia”, de Bruce LaBruce, fazem parte da mostra “O Amor é Estranho”, de Ira Sachs, “Saraband, de Ingmar Bergman, “Os Invisíveis, de Sébatien Lifshitz, e “Em Três Atos”, de Lucia Murat.

A lista completa, com datas e horários de exibição, está disponível no site da mostra.

Os ingressos custam de R$ 3,50 a R$ 12. O CineSesc fica localizado na rua Augusta, 2.075, no bairro de Cerqueira César, em São Paulo.

Compartilhe com seus amigos