Um homem. Um diagnóstico de câncer. Longas jornadas ao hospital. Uma súplica pela vida. Meu Amigo Hindu poderia ser a história de seu diretor, Hector Babenco – que teve um câncer linfático e ficou oito anos em tratamento. Mas não é. “É um filme sobre nascer de novo através da feitura de um filme, da história contada, que não tem necessariamente a ver com a minha biografia”, esclareceu o cineasta durante o lançamento do longa.

Muito vem da trajetória de Babenco: o diagnóstico, o tratamento experimental nos Estados Unidos, a separação, a vida com uma nova mulher. O amigo hindu, uma criança que também fazia quimioterapia no hospital, no entanto, é ficção. O menino “jamais existiu”. “Nem mesmo sei o nome dele”, complementa o cineasta.

Um dia, andando de carro, o diretor parou em um farol. Um menino se aproximou para lavar o vidro. “Então decidi começar um diálogo imaginário com ele sobre a minha dor naquele momento, a minha tristeza, a minha solidão, de como me sentia depois de ter sido curado, e tudo o que me estava acontecendo. Ao ponto de me questionar: ‘Será que eu estou morrendo e ninguém me diz nada? ’.”

Nas telas, Diego é um diretor de cinema que se casa com uma pessoa com quem se relacionava há muitos anos, despede-se de seus amigos e entra numa fase em que hospitais fazem parte de sua rotina. No hospital, conhece um menino que se torna seu amigo. Até que ele não aparece mais. Diego recebe alta, mas seu casamento acaba.

O personagem principal é interpretado por Willem Dafoe (indicado ao Oscar por “Platoon” e “A Sombra do Vampiro”). A escolha veio em um momento em que Babenco se declarava vivendo uma “agonia” na escolha do ator. “Aí me aparece o Willem, que pega um guardanapo e me escreve as datas dele. Ele podia chegar em 27 de outubro e ir embora dia 5 de novembro. Depois disso, poderia ficar o tempo que fosse preciso. Acabou que ele ficou 13 semanas no Brasil.”

O elenco traz também Selton Mello, Maria Fernanda Cândido, Barbara Paz (atual esposa de Babenco) e Guilherme Weber. Reynaldo Gianecchini interpreta o médico que atende Diego. O ator também passou por um câncer e permaneceu em tratamento. Sobre sua participação, ele declarou: “Fazer este filme foi bem louco porque, de uma certa forma, eu tinha vivido uma experiência bem parecida. Só que dessa vez eu estava do ‘lado de cá’, de quem olha tudo isso acontecer. Foi bem emocionante, muito tocante para mim poder ajudar a contar esta história”.

SERVIÇO

Para saber mais sobre Meu Amigo Hindu, a distribuidora Europa Filmes mantém a atualização de salas e horários em sua página do Facebook.

Compartilhe com seus amigos