Lançado na quinta-feira passada (4), o filme Bio — Construindo uma Vida traz uma abordagem diferente sobre a longevidade, tema ainda pouco discutido nas telonas.

Para isso, o diretor Carlos Gerbase resolveu apostar em um jeito diferente de contar a história de um cientista que viveu por 110 anos: com um falso documentário.

Sem nome e sem aparecer na tela, o cientista, que estudava os macacos bugios, uma espécie comum no estado do Paraná, tem sua história narrada por pessoas que eram próximas a ele, como professores, familiares e amigos, e que influenciaram a sua trajetória.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Os depoimentos são alternados por breves cenas que mostram partes marcantes de sua vida. Dessa forma, o telespectador pode vivenciar o momento da fala, no calor dos acontecimentos. Além disso, Bio – Construindo uma Vida traz um elemento-chave para prender a atenção do público: por uma condição biológica, o personagem não consegue mentir. Assim, “Bio” pode ser considerado um falso documentário criado para falar verdades secretas da vida de todos.

A obra demorou cerca de quatro anos para ser concluída e contou com um orçamento de apenas 600 mil reais. Mesmo assim, Bio – Construindo uma Vida conseguiu reunir uma série de artistas consagrados, como Maria Fernanda Cândido, Sheron Menezzes, Tainá Müller, Maitê Proença, Fernanda Carvalho Leite, entre outros.

Gerbase revela seu entusiasmo pelas possibilidades de viver mais e com qualidade propiciadas pela ciência moderna. ‘’Está mais ou menos estabelecido que vamos conseguir fazer os humanos passarem dos 100 anos. A questão é se vai ser uma vida boa: órgãos artificiais, medicamentos condicionando o corpo… tem motivação para continuar vivendo?’’, afirma o diretor.

Sinopse de Bio - Construindo uma Vida

Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz.

Assista ao trailer



Compartilhe com seus amigos