Um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira nos anos 80 e 90, Bruna Lombardi, 67 anos, tornou raras suas aparições em novelas e séries da televisão aberta para sair em busca de si e encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Nesse processo, descobriu-se poeta, escritora, apresentadora, roteirista, produtora, ativista ambiental e palestrante motivacional. Hoje, seja qual for a área de atuação em que esteja envolvida, o tema felicidade se faz sempre presente. Não à toa, virou referência no assunto.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Nas conferências que ministra em empresas, por exemplo, ela reflete sobre a maneira como fazemos nossas escolhas e aborda, de forma inspiradora, assuntos como a busca por qualidade de vida, a importância da atividade positiva e o grande valor do autoconhecimento.

Para incentivar mais pessoas a viverem realizadas, Bruna Lombardi criou a Rede Felicidade. Diante de tanto repertório para ter qualidade de vida, o portal do Instituto de Longevidade foi atrás da atriz para entender melhor que atitudes podem ajudar a prolongar nossa saúde física e mental.

Bruna Lombardi: 17 atitudes para a longevidade física e mental

Autoaceite-se

"O esforço que tanta gente faz para se mostrar como acha que deve ser visto é puro desperdício de energia. Essa força deve ser investida na busca da própria verdade. Sendo do seu jeito, mesmo diferente daquilo que os outros esperam de você, encontrará a própria direção para ter a liberdade de ser o que é. E essa liberdade vai te deixar mais feliz." 

Saiba se perdoar

"Independentemente do que tenha acontecido, abandone a culpa. Tenha compaixão com você mesmo e com os outros. Não deixe nada pesar dentro do seu coração. Quem sabe perdoar vive com mais serenidade."

Não arraste correntes que são pesos inúteis

"Se algo não serve como impulso, desapegue e abandone. Deixe para trás tudo o que te prende em um lugar onde você não deseja mais estar. A partir daí, começa sua jornada de autoconhecimento: você se compreenderá mais e descobrirá quem é de verdade."

Use o cronômetro a seu favor: o tempo é seu aliado.

"Dê uma pausa no dia e selecione um momento apenas para você. Para isso, busque um espaço que considera acolhedor. Vale um parque, um cantinho de casa, um lugar que você aprecia e sente que te faz bem. Tenha em volta coisas que você gosta, que te traduzem e inspiram. Curta o momento, respire fundo, olhe o céu, a beleza e apenas agradeça."

Acredite na força da meditação

"Mesmo nos momentos conflituosos, desafiadores e de muita ansiedade, a espiritualidade, quando bem trabalhada, nos auxilia a ter tranquilidade. Quem é capaz de meditar aprende a superar os problemas de forma mais clara e sem ansiedade. Meditar é uma forma silenciosa de oração, de estar em contato com você mesmo e alinhar essa energia com a natureza e uma força superior. Um poder maior. Sua fé."

Cuidado com pessoas âncoras

"Nada de estimular relações com quem é capaz de drenar a sua energia. Pessoas com baixa vibração não merecem a atenção que você tem para dar. Você deve trazer sua luz e não permitir que a escuridão em volta domine sua vida. Lembre de usar seu tempo construindo energia positiva e levando o melhor pra onde for."

Valorize seu corpo e sua saúde

"Você é responsável pelo próprio bem-estar físico e mental. E isso é um resultado direto das escolhas que faz. Entre em contato com o seu corpo, mente e espírito. Compreenda como tudo está conectado entre você e a natureza da qual fazemos parte. Aprenda a cuidar da saúde em cada decisão que tomar. Isso é extremamente necessário para estabelecer equilíbrio entre o que deseja vivenciar e o mundo conturbado que precisamos enfrentar. Equilibrar a forma de viver, a realidade que você cria e a realidade à sua volta é essencial para viver melhor.  Além disso, escolha uma alimentação leve, rica em frutas e verduras, muita fibra e água. E opte por produtos naturais no lugar dos industrializados.”

Alimente o espírito também

"Foque em coisas boas, deixe os pensamentos negativos passarem, veja menos noticiários e leia mais poesia e bons livros. Seja mais solidário. Tenha propósito de ajudar causas nas quais você acredita. Feche os olhos por um minuto, medite, agradeça e sua energia estará reposta."

Tenha coragem para se transformar

"Aos poucos, o percurso da nossa vida muda de direção e com ele nossos desejos e roteiros traçados. Não lute contra isso. Aceite que estamos em constante metamorfose em muitos aspectos.  Cada mudança reflete crescimento e aprendizado."

Bruna LombardiCrédito: Divulgação 

Abaixo à reclamação inútil

"Resmungar não traz solução aos problemas. Pelo contrário, alimenta e faz crescer aquilo que nos incomoda. Quanto antes encararmos os impasses e as dificuldades, melhor. Afinal, uma hora teremos que olhar embaixo do tapete. Quanto mais rapidamente nos livrarmos do problema, menor a nossa agonia e aflição. Desistir sem tentar resolver a questão não é uma boa escolha, porque a coisa fica lá esperando e a gente não fica livre como imagina. Aquilo, seja lá o que for, continua a nos espreitar. E, no fundo, não nos sentimos bem por não ter tentado solucionar. A resolução vem aos poucos, em pequenas ações. Tomar uma medida por dia ajuda e, dessa maneira, aos poucos, a gente completa a tarefa maior."

Solidão é uma escolha e muitas vezes nos faz muito bem 

"Para quem se sente sozinho, adotar um bichinho melhora tudo. Tantos gatos e cães estão por aí para serem resgatados… e eles precisam muito do seu amor. Você pode ser tudo pra eles. Não tenha dúvidas, nessa troca é você quem ganha mais amor e gratidão, além de mudar a energia da sua vida."

Caminhe ao ar livre

"Ande descalço, deixe os pés sentirem a grama, a areia, a terra… Perceba sua conexão no contato com a natureza e saiba: você é parte dela. Sempre que puder, caminhe, faça atividades físicas, movimente o corpo e deixe a mente e o espírito livres. Exercícios diários, mesmo pequenos, são libertadores. Ouça músicas que você gosta. Dance. Realize uma viagem deixando corpo, mente e espírito voarem com sua imaginação."

Faça uma faxina

"E não se trata apenas de limpar o que está a sua volta. Essa higienização também inclui livrar a cabeça de pensamentos negativos. Eles drenam sua energia e não te ajudam em nada. Preocupação não resolve as coisas. Só traz pesos inúteis.  Aproveite para fazer uma autoanálise e identificar tudo aquilo que te pesa e faz mal. Tudo o que vem te impedindo de ser uma pessoa melhor e mais feliz.  É hora de limpar e se livrar de tudo o que não faz bem."

Leia o que estiver ao seu alcance 

"Livros, histórias e poesias sempre abrem portas na vida. Livros são grandes companheiros da nossa jornada. Um mergulho profundo nas histórias amplia nossa alma e nossas asas e nos ensina a voar."

Cuide do meio ambiente 

"Quer conhecer a magia da natureza? Então, pare e preste atenção em toda a beleza que nos cerca. E contribua. Proteja, cuide, plante uma árvore, um jardim, um canteiro, um vaso. O que puder.  Não deixe que joguem lixo, que desmatem, que desperdicem nossos recursos naturais." 

Dedique-se aos amigos 

"Poder contar com alguém é um dos melhores sentimentos que podemos experimentar. Então, seja você também a pessoa com a qual os outros podem contar em momentos delicados. Em muitos casos, a presença de um bom amigo basta para solucionarmos um dilema. Nunca deixe de apoiar, conversar, abraçar e estender a mão a alguém perto de você." 

Estabeleça um ritual próprio

"E que seja apenas seu. Pode ser ouvir música ou simplesmente amar o silêncio.  Ficar sereno, meditar, se dedicar a uma leitura. Momentos assim são importantes para prestar atenção no presente e estabelecer uma conexão particular com o universo."

 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: